Celular

Por Danilo Paulo de Oliveira, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

A Apple recuperou o posto de empresa que mais vende celulares no planeta. Ela havia sido ultrapassado pela Samsung no terceiro trimestre de 2021, mas reconquistou a liderança graças às vendas do iPhone 13. De acordo com levantamento da empresa especializada Canalys, a Apple sozinha foi responsável por 22% das remessas mundiais de smartphones.

Apesar dos problemas com fornecimento de componentes e os atrasos nas fábricas devido à pandemia do coronavírus, houve redução de apenas 1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Recentemente a gigante americana bateu recorde de valor de mercado, com ações avaliadas em US$ 3 trilhões.

Conheça 6 fatos sobre o iPhone 13

Conheça 6 fatos sobre o iPhone 13

A Samsung ficou em segundo lugar, com uma participação de mercado de 20%. A Xiaomi manteve a terceira posição com 12%, impulsionada principalmente pelos países emergentes. A Oppo e a fabricante asiática de celulares Vivo completaram o top 5.

A Canalys ainda destaca o desempenho sem precedentes do iPhone na China continental, apesar dos preços elevados. A Apple sofreu com a falta de componentes no último trimestre devido a pandemia e teve dificuldade em atender a demanda de alguns mercados. Clientes de alguns países tiveram de esperar mais para receber o iPhone mais recente.

Maiores empresas de celular do planeta

Empresa 3º trimestre de 2020 4º trimestre de 2021
Apple 23% 22%
Samsung 17% 20%
Xiaomi 12% 12%
Oppo 10% 9%
Vivo 9% 8%
Outras marcas 29% 29%

Com o lançamento do Galaxy S22 previsto para fevereiro é possível que a empresa ultrapasse a Apple (como já ocorreu em vários outros períodos), mas isso vai depender de como o mercado vai reagir às novidades anunciadas pela gigante sul-coreana.

Com informações de Canalys

Mais do TechTudo