Ces
Publicidade

Por Rafael Leite, para o TechTudo

Divulgação/Asus

A Asus apresentou ao público o novo notebook Zenbook 17 Fold, um dispositivo híbrido com uma espaçosa tela que dobra ao meio. Ele pode ser usado como laptop ou tablet. Nele está um painel OLED de 17,3 polegadas sensível ao toque. O anúncio ocorreu na feira de eletrônicos CES 2022, que ocorre em Las Vegas nesta semana.

A empresa também anunciou outras duas novidades com telas convencionais: o Zenbook 14 OLED e o Zenbook 14X OLED Space Edition. Os três dispositivos utilizam processadores Intel de 12ª geração, a mais moderna da marca norte-americana. Não há previsão de lançamento no Brasil.

Asus Zenbook 17 Fold, com tela dobrável e teclado bluetooth, é destaque entre lançamentos da empresa durante a CES 2022 — Foto: Divulgação/Asus

Zenbook 17

De acordo com a Asus, o Zenbook 17 Fold é o primeiro notebook com tela OLED de 17,3 polegadas dobrável do mundo. A empresa cita como vantagem a facilidade de transporte e, principalmente, a versatilidade de formas de uso do dispositivo.

O notebook conta com o teclado Bluetooth ASUS ErgoSense, que tem um touchpad integrado. Assim, é possível utilizá-lo como um notebook convencional, com o teclado físico acima de uma das telas, ou aproveitar todas as polegadas do dispositivo e usá-lo como um computador de mesa.

Quando dobrada, a telona se divide em dois displays de 12,3 polegadas. O notebook pode ser usado como tablet ou com uma das telas exibindo um teclado virtual. Para leitura, ainda é possível dobrá-lo verticalmente no modo livro.

A Asus estima que o novo dispositivo pode ser dobrado e desdobrado 30 mil vezes.

Novo Asus Zenbook 17 Fold tem tela de 17,3 polegadas que, em conjunto com seu teclado Bluetooth, pode ser utilizado como computador de mesa — Foto: Divulgação/Asus

O Zenbook 17 Fold virá com Windows 11, processador Intel Core i7 da série U e gráficos Intel Xe. O usuário poderá escolher modelos com até 16 GB de memória RAM e até 1 TB de armazenamento via SSD. O usuário contará com Bluetooth, Wi-Fi 6E, uma entrada de áudio e duas portas USB-C compatíveis com Thunderbolt 4. O carregamento da bateria de 75 Wh se dá por uma dessas portas.

O dispositivo dobrável da Asus chega ao mercado internacional no segundo semestre de 2022, sem previsão de lançamento no Brasil. Não há informações sobre o preço do Zenbook 17 Fold até o momento.

Zenbook 14 OLED

A linha Zenbook também irá receber o Zenbook 14 OLED no decorrer deste ano. Mesmo sem dobrar, um dos destaques desta novidade da Asus é a tela de 14 polegadas, com resolução de 2880 x 1800, taxa de atualização de 90 Hz e tempo de resposta de apenas 0,2 ms.

Ultrafino, o Asus Zenbook 14 OLED foi anunciado durante a CES 2022 — Foto: Divulgação/Asus

A ficha técnica do Zenbook 14 OLED se aproxima bastante do Zenbook 17 Fold. Ele virá com processadores Intel de 12ª geração (com opções até o Core i7), gráficos Intel Xe, Windows 11, até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento.

A bateria também será carregada por meio de uma porta USB-C (Thunderbolt 4). No Zenbook 14 OLED encontramos uma porta USB 3.2 Gen2, uma saída HDMI e uma entrada para cartão microSD. Ainda não há informações sobre valores e data de disponibilidade.

Zenbook 14X OLED Space Edition

Já em comemoração aos 25 anos do envio do primeiro notebook Asus ao espaço,

A Asus apresentou o Zenbook 14X OLED Space Edition para comemorar 25 anos desde o primeiro envio de um computador da marca ao espaço. Com foco em desempenho máximo, o novo produto terá opções com o processador Intel Core i9 série H, de 12ª geração, até 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento via SSD. Ele traz um display OLED adicional de 3,5 polegadas na parte externa, onde são exibidas informações customizáveis.

Destaque do Asus Zenbook 14X OLED Space Edition é seu visual inspirado no espaço, além de display de 3.5" no lado externo — Foto: Divulgação/Asus

O design do dispositivo é inspirado no espaço, desenvolvido na cor titânio, com detalhes que remetem ao tema. Ele atende aos requisitos feitos por autoridades espaciais dos Estados Unidos, o que significa que consegue funcionar em condições extremas de temperatura (entre -24 e 61 graus) e vibração.

A Asus também não informou o valor ou quando ele estará disponível para venda.

Primeiro monitor gamer 4K OLED de 42 polegadas

Asus anunciou os monitores OLED 4K PG42UQ, de 42 polegadas, e PG48UQ, de 48 polegadas, durante a CES 2022 — Foto: Divulgação/Asus

A Asus anunciou dois novos monitores OLED voltados ao público gamer: um de 48 polegadas (PG48UQ) e um de 42 polegadas (PG42UQ). Este último se destaca por ser o primeiro monitor gamer com painel OLED do mundo. Ambos têm formato 16:9, resolução 4K de 3840 x 2160, taxa de contraste de 1.000.000:1, tempo de resposta de 0,1 ms, profundidade de cor de 10-bit e 98% de cobertura de cor DCI-P3.

Uma característica que diferencia o lançamento da Asus sobre os concorrentes, segundo a própria empresa, é uma nova microtextura antirreflexo no painel, que promete reduzir incômodos na tela. Os novos monitores vêm com duas entradas HDMI 2.1, duas entradas HDMI 2.0, uma entrada DisplayPort, entradas de áudio e um hub USB. Não há informações sobre valores ou quando os novos monitores chegam às prateleiras.

Mais do TechTudo