Jogos de estratégia

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


O Blitz é app que promete ajudar jogadores do League of Legends (LOL), Valorant, TeamFight Tactics (TFT), Legends of Runeterra (LoR) e Fortnite. O aplicativo, que também será compatível com o Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) em breve, dá dicas para que os players evoluam em seus respectivos games. A plataforma está disponível para download grátis em PCs (Windows), dá dicas de jogadas durante a partida e traz estatísticas sobre o seu rendimento. A seguir, veja como usar o app Blitz no LoL e entenda como o serviço funciona.

Confira mais detalhes sobre o Blitz — Foto: Divulgação/Blitz App

Como fazer o download do Blitz no PC?

É possível fazer o download do Blitz pelo site oficial do serviço (blitz.gg/). Além de oferecer o link para baixar o aplicativo, esse site já traz recursos que podem ser úteis para os jogadores. Na barra "Search for Player Profiles, Champions, Agents & More", por exemplo, é possível digitar seu apelido no LOL e verificar seu histórico com muitos detalhes.

No site ainda é possível conferir seus jogos mais recentes, campeões mais utilizados e estatísticas em partidas ranqueadas, ou o nome de um campeão para ver as melhores builds, dicas e taxa de vitória. No entanto, a experiência completa com o Blitz só começa quando o aplicativo é baixado no PC.

Página inicial do Blitz — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Como usar o Blitz?

Com o aplicativo já baixado em seu PC, bastará fazer o login em sua conta no League of Legends para que o Blitz detecte automaticamente seu nome de usuário e suas estatísticas. O processo é o mesmo para os demais jogos da Riot Games e o Fortnite. Caso o site não abra o histórico de sua conta, feche o programa e tente abrir de novo ou digite seu nome de invocador manualmente. Assim, você terá as informações de sua conta já na tela e poderá iniciar uma partida e usar o app.

Veja estatísticas, pro builds e tier list no Blitz

Dentro do programa, na aba "Estatísticas", há uma lista com os dados de cada campeão nas filas ranqueadas. É possível escolher as informações com base no elo, na rota, no servidor e nos modos de jogo. Porcentagem de vitória de cada campeão, número de banimentos e escolhas, e dicas para melhorar com o personagem são algumas das informações que você encontrará nesta aba do Blitz.

Na aba "Pro Builds" você encontra as mais variadas escolhas de runas e itens dos jogadores profissionais de todas as regiões e para qualquer campeão. É possível analisar as matchups enfrentadas e analisar como o Pro Player agiu na partida. Por fim, a aba "Tier List" mostra um ranking dos campeões mais fortes aos mais fracos baseado nas informações das ranqueadas do patch atual.

Pro Builds do League of Legends no programa Blitz — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Escolhas de runas, itens e habilidades

Com o Blitz aberto, inicie uma partida no League of Legends, podendo ser um jogo comum em Summoner's Rift ou em outro modo, como o ARAM em Howling Abyss. No exato momento em que você escolher um campeão, a plataforma fará o serviço de criar automaticamente uma página de runa com as melhores opções do patch atual. Já no jogo, o site disponibilizará um arsenal com os itens mais populares de seu campeão e também indicará as melhores escolhas ao evoluir cada habilidade. Os critérios utilizados pelo aplicativo são as builds mais populares e efetivas das filas ranqueadas.

É importante destacar que o Blitz seleciona as escolhas mais comuns, mas nem todas podem ser necessariamente as melhores para partidas em específico. Por vezes, é melhor fazer uma pequena mudança ou outra em sua página de runas ou também adiantar ou atrasar a compra de um item. Além de prestar atenção nos itens situacionais do aplicativo, utilize da experiência que irá adquirir partida após partida para improvisar quando for preciso.

Dentro do LOL, os itens ficam destacados em um arsenal do próprio Blitz e separados por iniciais, ordem, finais e situacionais — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Recursos adicionais

Além de ajudar com runas, itens e habilidades, o Blitz ainda mostra algumas informações extras da partida atual. Entre as informações disponibilizadas estão a sincronia que seu campeão tem com os campeões de seus aliados e a matchup com os adversários. Embaixo dos apelidos dos jogadores que estão na partida, há ainda informações sobre hábitos que eles têm no LOL. Por exemplo, se eles têm o costume de usar sentinelas, se morrem muito ou não na fase de rotas e até mesmo se são facilmente emboscados pelo caçador inimigo.

Outro recurso interessante é o tempo dos monstros na selva. No mini mapa, é possível conferir quanto tempo falta para cada monstro nascer após ele ser abatido. É uma ferramenta que ajuda muito os caçadores a não perderem tempo e recursos em sua selva. O Blitz também leva sobreposições ao seu jogo, mostrando seu desempenho em tempo real baseado na média de um determinado elo.

Informações sobre a partida atual no Blitz aparecem já nos picks e bans — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

É uso do Blitz é proibido no LOL?

O Blitz não é proibido e não deve ocasionar em qualquer tipo de punição. Essa é uma dúvida que muitos usuários têm, principalmente depois que o programa recebeu uma atualização que adicionou os tempos da selva no mini mapa. As regras da Riot Games dizem que é proibido utilizar programas de terceiros para ter vantagens ilegais no jogo, mas a ajuda do Blitz não é considerada como vantagem injusta ou trapaça. Os desenvolvedores do aplicativo também já afirmaram que trabalham ao lado da desenvolvedora para implementar novas ferramentas.

Ferramenta de tempos da selva no Blitz fez usuários temerem que o aplicativo fosse ser considerado trapaça, mas ele pode ser utilizado sem problemas — Foto: Divulgação/Blitz.gg

Blitz grátis e Bliz Pro

O Blitz é um aplicativo gratuito e que conta com diversos recursos. No entanto, ele tem uma versão Pro que é paga e libera todos os seus recursos. A assinatura do programa pode ser feita no próprio aplicativo, ao logar com seu e-mail e seguir o passo a passo até realizar a transação. O custo é de US$ 3,99 (cerca de R$ 22) por mês, mas você pode testá-lo de graça por duas semanas antes de decidir fazer a sua compra.

Com o Blitz Pro, não haverá propagandas ao redor do aplicativo, outros tipos de sobreposições estarão disponíveis e você receberá relatórios mais detalhados ao final das partidas. Também será disponibilizado o Pro Builds+, uma extensão do Pro Builds que conta com o recurso de importar builds de jogos competitivos e do elo Master ou superior, e sugestões dinâmicas de builds focadas na sinergia com sua equipe.

Com informações de Blitz (1 e 2)

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Mais do TechTudo