Jogos de raciocínio
Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Termo (https://term.ooo/) é um divertido jogo gratuito de adivinhar palavras nos mesmos moldes do popular Wordle, mas em português. O game é similar a um jogo de forca, onde o usuário precisa adivinhar uma palavra em até seis tentativas, mas precisa arriscar termos ao invés de chutar qualquer letra, e pode ser acessado diretamente pelo navegador. Uma nova palavra é escolhida a cada 24 horas e é a mesma para todos os usuários que jogarem naquele dia. Há também outras variantes semelhantes, como é o caso do Letreco (https://www.gabtoschi.com/letreco/), por exemplo. Confira a seguir mais detalhes do game, que tem feito sucesso nas redes sociais.

Termo é a versão em português do game Wordle que desafia jogadores a adivinharem palavras com poucas dicas — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

O que é?

O jogo original, Wordle, foi criado pelo engenheiro da rede social Reddit, Josh Wardle, em outubro, e começou a ganhar popularidade recentemente quando adicionou a possibilidade de compartilhar seus resultados com amigos. Usuários talvez já tenham visto quadrados coloridos em cinza, verde e amarelo que indicam a performance do jogador com a palavra do dia sem entregar nada sobre ela. A versão em português Termo foi criada pelo chefe de tecnologia do Google, Fernando Serboncini, em janeiro. Ambas as versões estão disponíveis gratuitamente e seus criadores não pretendem adicionar anúncios às páginas.

Como jogar Wordle e Termo

Diariamente uma nova palavra de 5 letras é escolhida no site e jogadores têm 6 tentativas para descobri-la ao sugerir outros termos de 5 letras. A cada sugestão o jogo dá dicas de quão perto o usuário está. Se uma letra ficar amarela, significa que ela está presente na palavra, mas em outra posição. Já se a letra ficar verde, ela está exatamente na posição certa. Uma letra preta significa que ela não está presente na palavra. As letras podem se repetir e na versão em português não é preciso de preocupar com acentos, uma vez que eles são inseridos automaticamente onde necessários.

Em Termo e Wordle as letras que estão nos lugares certos ficam verdes, enquanto as que estão na palavra, mas no lugar errado, ficam amarelas — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

A grande diferença em relação ao tradicional jogo de forca é que o usuário só pode arriscar palavras existentes. Não é possível chutar "AEIOU" para descobrir logo quais vogais estão disponíveis, por exemplo. Por isso, é preciso ter também um bom vocabulário para utilizar palavras com boa variedade de letras que permitam descobrir mais informações. Enquanto "ARARA" só permite descobrir se há um R ou A na palavra, com "AREIA" é possível saber de três das principais vogais.

Como compartilhar o resultado

Ao final das tentativas o jogo irá exibir seu resultado e um botão "Compartilhar". O site em si não se conecta às redes sociais do usuário, mas, ao clicar no botão, uma mensagem é copiada e fica pronta para ser colada na rede social de escolha do jogador. É possível compartilhar em sites como Facebook, Twitter e mais. O resultado indica se o usuário conseguiu descobrir a palavra e todo o seu processo para encontrá-la por meio de quadrados coloridos que simbolizam os acertos.

Com informações de The Guardian, Termo

Mais do TechTudo