Apps

Por Yuri Hildebrand


O Discord, app de envio de mensagens bastante utilizado pela comunidade gamer, ficou indisponível na tarde desta quarta-feira (26). A partir de 11h49 PST (16h49 no horário de Brasília), o Server Status da plataforma, que é protegida pela CloudFlare, apontou o erro API Outage e garantiu uma resolução rápida. Entretanto, as reclamações de usuários continuam, e o serviço segue indisponível para acessar em alguns casos, tanto no celular Android ou iPhone (iOS), quanto no PC ou macOS.

É possível logar no aplicativo, mas, mesmo que mostre os servidores e mensagens recentes em algumas situações, o status aparece como "Conectando". Já em outras situações, o erro de API é apontado na tela de carregamento. O Discord afirmou que o problema seria resolvido em breve, e a partir de 17h29, o acesso começou a ser normalizado em algumas plataformas.

Discord sofre erro de API nesta quarta-feira (26); empresa garante que resolução virá em breve — Foto: Divulgação/Discord

A queda foi reportada por diversos usuários no Downdetector, que chegou ao pico de 1.306 reclamações às 16h55 (horário de Brasilia). O problema não afetou apenas usuários brasileiros do Discord, e, no Twitter, há relatos de diferentes partes do mundo. As informações no status do serviço apontam que a questão já foi resolvida, e que a demora no acesso que muitos usuários estão enfrentando teria a ver com uma limitação proposital para normalizar a situação.

Enquanto o Discord não voltou, muitos usuários sentiram falta de participar dos seus servidores com amigos.

Também no Twitter, a conta oficial da plataforma se manifestou sobre o caso, apontando ainda os updates do status:

Durante o erro, usuários não conseguem acessar o serviço. Ainda assim, a plataforma conclui o login e, no celular, mostra os servidores disponíveis. Já no PC, a mensagem apontou o erro de API, assim como um prazo de 15 minutos para a resolução. Apesar disso, a instabilidade seguiu atrapalhando o uso da plataforma.

Por volta de 17h30, o app foi normalizado em alguns casos, permitindo a troca de mensagens pelos usuários. Entretanto, algumas pessoas reclamaram de uma nova queda. De acordo com o status do Discord, mais da metade dos usuários já conseguiram reconectar, e a equipe segue trabalhando para liberar o acesso para todos.

Com informações de discordstatus, Downdetector

Mais do TechTudo