Por Shoptime

Reprodução/Electrolux

Eletrodomésticos equipados com motorização Inverter apresentam um diferencial que pode compensar o preço mais alto: o ganho em desempenho, o que significa uma operação mais eficiente com menor gasto de energia. É o caso de geladeiras, lavadoras e aparelhos de ar-condicionado Inverter. O Shoptime explica se vale investir em novos equipamentos com esse tipo de motor.

Atualmente, com a inflação e o aumento da tarifa de energia, economia é palavra de ordem. Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estamos em bandeira de escassez hídrica, com um acréscimo de R$ 14,20 a cada 100 kW/h. Essa cobrança deve incidir sobre a conta de luz dos brasileiros até abril deste ano.

O motor Inverter costuma equipar os eletrodomésticos e equipamentos de perfil mais premium e também os dispositivos inteligentes, com conectividade com a Internet.

Nos lançamentos em ar-condicionado e nos modelos smart, é mais comum encontrar os motores Inverter ou Digital Inverter, que são mais modernos, econômicos e silenciosos.

Aparelhos de ar-condicionado Inverter trabalham com a manutenção da temperatura dos ambientes com sensores mais precisos, sem ligar e desligar o motor de tempos em tempos. O compressor atua em rotação variável e contínua, o que faz a condensadora (unidade externa) ser menos barulhenta.

As marcas divulgam que a economia com um ar-condicionado Inverter pode ultrapassar 40%, na comparação com um aparelho convencional novo, e chegar até a 70%, em relação ao consumo de equipamentos mais antigos.

Há também modelos Dual Inverter, que prometem ser ainda mais silenciosos e econômicos. Eles contam com um compressor rotativo duplo, que trabalha com mais estabilidade e atinge a temperatura desejada até 30% mais rápido. A economia pode chegar a 70%.

Economia na cozinha e área de serviço

Enquanto uma geladeira duplex de 350 litros com motor tradicional gasta 53 kW/h, em média, segundo a ANEEL, um modelo de 454 litros com motor Inverter disponível no mercado nacional promete gastar 45 kW/h.

Assim como nos aparelhos de ar-condicionado, os motores Inverter em geladeiras também trabalham de forma contínua para realizar a manutenção do resfriamento interno. Sem o liga-desliga, o impacto na conta de luz é menor.

Geladeiras mais modernas e inteligentes ainda contam com sistemas de monitoramento do consumo, da refrigeração interna e da temperatura externa, para otimizar a operação e preservar melhor os alimentos.

Na área de serviço, modelos mais modernos e inteligentes de lavadoras e máquinas lava e seca também contam com motores eletrônicos Inverter. Nesses aparelhos, os motores também operam de forma contínua e com estabilidade, alcançando rotação e velocidade com mais agilidade e de forma mais silenciosa. Ou seja, lavagens mais eficientes e com menor consumo de energia.

Ar-condicionado smart

Aparelhos de ar-condicionado mais novos e inteligentes possuem funções de limpeza automática, com modo de higienização para eliminar sinais de mofo, proliferação de bactérias, resquícios de poeira e poluição do ar em seu interior.

Esses equipamentos emitem alertas sobre a necessidade da limpeza automática e problemas que o próprio usuário pode resolver, como limpeza de filtros, atualização do sistema e outras manutenções, ou faz a indicação de acionar uma assistência técnica.

Dessa forma, o próprio sistema do ar-condicionado ajuda a lembrar dos cuidados para aumentar sua vida útil e reduzir gastos com a manutenção. Equipamento limpo funciona com maior eficiência, enquanto filtros sujos exigem mais do motor, o que vai aumentar o consumo de energia.

De toda forma, sempre compare a eficiência energética entre os equipamentos antes de fazer sua compra. Os selos da ENCE/Inmetro (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), da PROCEL e Concept ajudam nessa tarefa. Eles classificam o consumo de A a G e indicam se o equipamento consome mais ou menos eletricidade.

Como eletrodomésticos e eletrônicos com motor Inverter costumam ter preço mais alto do que os similares com motor tradicional, o consumidor precisa avaliar essa relação, incluindo os benefícios e a diluição do custo no longo prazo.

Visite o Shoptime para pesquisar eletrodomésticos em promoção e para conhecer os lançamentos em ar-condicionado, geladeiras e tudo mais o que sua casa precisa.

Aproveite a Liquida Shoptime, com ofertas de até 70% de desconto. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem vantagens exclusivas e permite acompanhar a sua entrega.

Shoptime
Mais do TechTudo