Ces
Publicidade

Por Rafael Leite, para o TechTudo


A fabricante de PCs gamer norte-americana CyberPowerPC apresentou uma inovação bastante curiosa: um gabinete que "respira" para garantir a refrigeração do CPU. Chamado de Kinetic Series Chassis, o periférico foi revelado na última terça-feira (4) e chamou atenção na CES 2022, feira de tecnologia que ocorreu na última semana em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O acessório tem 18 aberturas mecânicas para entrada e saída de ar, e elas são controladas individualmente. As ventilações abrem e fecham de acordo com a temperatura interna do computador, produzindo um efeito que se assemelha ao da respiração. Ainda não há previsão de lançamento, preço ou disponibilidade do acessório no Brasil.

Quando está em funcionamento, as 18 ventilações do Kinetic Series Chassis abrem e fecham individualmente — Foto: Divulgação/CyberPowerPC

Segundo a fabricante, cada uma das 18 aberturas é presa a um colar. Os sensores internos de temperatura fazem leituras a cada cinco segundos e, então, enviam comandos individuais para abrir ou fechar essas aberturas. Assim, quando o computador está em uma temperatura elevada, com necessidade de um fluxo maior de ar no gabinete, as portas ficam mais abertas. Já em caso de uma temperatura mais baixa, a necessidade de fluxo de ar é menor, então a ventilação fica mais fechada, com as entradas e saídas de ar abrindo menos.

Além de ajudar a manter o computador em uma boa temperatura, esse mecanismo pode ajudar a reduzir o barulho do aparelho e impedir que poeira e outros tipos de sujeiras entrem na máquina. Segundo a CyberPowerPC, o novo gabinete funciona de forma inteligente. Afinal, o sistema reage a cada mudança de temperatura, praticamente em tempo real, se adaptando de acordo com a necessidade.

Inicialmente, o Kinetic Series Chassis não estará disponível para compra avulsa. Ele irá integrar uma série de computadores da CyberPowerPC, prevista para ser vendida a partir do terceiro trimestre de 2022. Caso haja demanda, a fabricante pretende vender o gabinete de forma avulsa por US$ 250 (cerca de R$ 1.425 na atual cotação da moeda americana).

Com informações de: Digital Trends, The Verge e PC World

BMW apresenta carro que muda de cor na CES 2022

BMW apresenta carro que muda de cor na CES 2022

Mais do TechTudo