Celular

Por Isabele Scavassa, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

O Galaxy S20 FE começou a receber a atualização para o Android 12, sistema mais recente do Google. O celular da Samsung lançado em 2020 vai executar o software com a ajuda da interface personalizada One UI 4, própria da fabricante. A expectativa era de que o update chegasse ao modelo apenas em fevereiro, mas a marca parece ter antecipado o calendário nesta semana.

Entre as novidades do Android 12 estão novos recursos de privacidade e uma área de notificações repaginada. Quanto à interface, ela também inova ao trazer mais possibilidades de personalização, bem como widgets reformulados.

Galaxy S20 FE recebe atualização para o Android 12 — Foto: Fonte: Fábio Oberlaender/ TechTudo

O Android 12 foi anunciado oficialmente pelo Google em outubro de 2021, mas deve chegar aos demais smartphones aos poucos ao longo deste ano. Alguns modelos da gigante sul-coreana devem recebê-lo apenas em agosto, segundo o calendário divulgado pela empresa.

Por outro lado, donos de smartphones como Galaxy S10, S20 e S21 já estão usufruindo das novas ferramentas oferecidas pelo software. Os dobráveis da fabricante, como o Galaxy Z Fold 3, possuem o sistema desde dezembro de 2021.

As novidades de segurança e privacidade incluem ícones que indicam quando um app está usando o microfone e a câmera. Além disso, os celulares também passam a entregar relatórios detalhados sobre informações coletadas por aplicativos durante a navegação.

Android 12 trouxe novo visual ao sistema — Foto: Divulgação

A área de notificações da One UI 4 foi a parte que mais recebeu mudanças, principalmente pela possibilidade de personalização. Mas as alterações não ficaram só no campo do design, visto que a ferramenta também otimizou o acesso às permissões, o que facilita o controle do usuário.

Como instalar o Android 12

A atualização deve ser indicada por meio de uma notificação. Entretanto, para conferir se ela já está disponível manualmente, basta entrar em “Config” e buscar “Atualização de software”. Se o update estiver por lá, é só tocar em “Baixar e instalar” para concluir a ação.

Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 são anunciados (agora resistentes à água)

Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 são anunciados (agora resistentes à água)

Mais do TechTudo