Ces
Publicidade

Por TechTudo

Divulgação/Intel

A Intel apresentou nesta terça-feira (4) os novos processadores Core i5, Core i7 e Core i9 de 12ª geração para laptops. O destaque vai para o Core i9 12900HK, que promete superar os concorrentes AMD Ryzen 9 5900X e Apple M1 Max, segundo testes internos feitos pela própria fabricante. O chip conta com 14 núcleos e 20 threads, com turbo de até 5 GHz. Os produtos foram revelados durante a CES 2022, que acontece de forma híbrida esta semana em Las Vegas.

Os novos processadores se dividem em séries: S, H, além da P e U. A série H é o carro-chefe, com chips anunciados como os mais rápidos para computadores portáteis e a melhor plataforma móvel para jogos no mundo. Os modelos P são voltados para ultrafinos focados em performance, enquanto a série U é voltada para computadores modernos e compactos. A previsão de lançamento é para janeiro no caso da série S, e abril para a série H.

Intel Core i9-12900HK promete bater rivais em performance — Foto: Divulgação/Intel

Alder Lake Series S

Com o conhecido codinome de Alder Lake, as placas da Intel chegam com a promessa de superar os tops de linha do segmento, isso inclui os recém-lançados da AMD anunciados nesta terça-feira (4).

Segundo a empresa, os processadores desktop de 12ª geração da série S para IoT (Internet das Coisas) são até 1,36x mais rápidos em performance single-thread e até 1,35x mais eficientes em multithread, se comparados à 10ª geração. Em gráficos, o desempenho de inferência de classificação de imagem no GPU é até 2,81x mais rápido.

Intel Core 12 — Foto: Divulgação/Intel

Os componentes contam com placa de vídeo Intel UHD Graphics 770 com suporte a virtualização do display e aguenta até quatro telas independentes. Os chips são compatíveis com PCIe 4.0, memória DDR5 ou DDR4 e usam IA para aumentar a produtividade e recursos IoT.

Os SKUs de IoT têm até 16 núcleos e 24 threads em 35 Watts a 65 Watts TDP.

Alder Lake Series H

A série H entra como carro-chefe com i9-12900HK, chamado de "processador móvel mais rápido do mundo" pela própria empresa. A Intel promete que os aparelhos equipados com o novo processador podem ter a velocidade de clock aumentada até 5 GHz. É possível também ter otimização de performance em jogos em até 28%. Essa média pode variar de acordo com o tipo de jogatina, como partidas com resolução intermediária ou games mais antigos.

Dell Alienware Aurora com Intel Core de 12ª geração — Foto: Divulgação/Intel

Os processadores móveis da Intel contam com 14 núcleos e 20 threads em 35 Watts a 45 Watts TDP. Comparados à 11ª geração, os chips chegam a ser 1,04x mais rápidos em performance single-thread, e até 1,18x mais rápidos em multithread. Nos gráficos, os números chegam a 2,29x de melhora em desempenho.

Segundo a marca, as séries U e P do Intel Core 12ª geração oferecem faixa de 15 a 28 Watts, quatro canais de exibição para video wall com gráficos Intel Iris X e a presença de IA para inferência e cenários de visão de máquina.

Os preços e disponibilidade no Brasil ainda não foram divulgados.

Mais do TechTudo