Celular
Publicidade

Por Danilo Paulo de Oliveira, para o TechTudo


Hoje em dia não existe uma forma fácil de desbloquear o iPhone se a pessoa estiver de máscara. A Apple sabe disso e trabalha num mecanismo para realizar a biometria mesmo nestas condições, de acordo com o observado pelo portal 9to5Mac numa versão beta do futuro iOS 15.4. Um recurso similar só existe para quem também possui Apple Watch, o smartwatch da empresa.

Além disso, a companhia prepara melhorias para um melhor desbloqueio mesmo com óculos. O recurso é um pedido antigo dos donos de iPhones desde o começo da pandemia do coronavírus.

Face ID sendo configurada nos ajustes (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) — Foto: Thássius Veloso

Melhorias no Face ID para usuários de óculos

O suporte à máscara foi visto pela primeira vez pelo youtuber Brandon Butch, que compartilhou a descoberta no Twitter. Na tela de configuração há o aviso de que o Face ID funciona de forma mais precisa com o reconhecimento completo do rosto. A autenticação e desbloqueio com uso de máscara se dará com o uso de características únicas ao redor dos olhos. A tecnologia deve permitir, inclusive, pagamentos pelo Apple Pay— um indicativo de que a Apple confia no recurso.

Face ID com melhoria para que usa óculos — Foto: Reprodução/9to5Mac

Outro aperfeiçoamento na tecnologia de autenticação do recurso diz respeito a quem usa óculos. A captura de tela divulgada pelo portal 9to5Mac mostra um aviso de que “usar o Face ID enquanto usa máscara funciona melhor quando configurado para reconhecer cada par de óculos que você usa regularmente”. Além disso, há o aviso de que o desbloqueio facial não suporta óculos escuros.

Aparelhos compatíveis

Apesar da implementação do recurso ter surgido na versão beta do iOS 15.4, o 9to5Mac realizou testes com e verificou que a função está disponível apenas para as linhas do iPhone 12 e do iPhone 13. Portanto, modelos mais antigos com Face ID ficariam sem a novidade.

A explicaçãoseria de que a tecnologia de reconhecimento de “características únicas” ao redor dos olhos está disponível apenas nos smartphones mais novos da companhia. O site especializado MacMagazine, no entanto, aponta que essa pode ser uma estratégia da empresa para forçar que usuários façam upgrade para modelos mais recentes.

Outras funções do iOS 15.4

Outra novidade do iOS 15.4 é a adição do suporte para Emoji 14.0, do Unicode Consortium, o que trará um total de 37 novos emojis e 75 tons de pele. Outra implementação é a ferramenta de Controle Universal, anunciada durante o WWDC de 2021. A função permitirá o controle de Mac e iPad como se fossem um único aparelho, com integração de gestos no trackpad ou mouse entre ambos – como para copiar e colar arquivos arrastando de um para outro, por exemplo.

A Apple ainda não revelou a data oficial para liberar o download da versão final do iOS 15.4. Apesar disso, o sistema deve chegar gradualmente aos novos iPhones a partir das próximas semanas.

Com informações de 9to5Mac e MacMagazine

Mais do TechTudo