Robótica

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


Depois do lançamento na Ásia, a LG está levando para os Estados Unidos o robô semi-autônomo CLOi ServeBot, que usa sensores e câmeras 3D para se localizar no ambiente. Segundo a empresa, a máquina aguenta carregar até 30 kg, sendo 10 kg em cada uma das três prateleiras. O dispositivo está sendo oferecido pela fabricante para hotéis e restaurantes e não está disponível para o consumidor final. O preço não foi revelado.

O robô tem uma tela de 9,2 polegadas sensível ao toque no topo para receber informações e representar o "rosto", para torná-lo uma figura mais "amigável". O CLOi ServeBot tem autonomia de até 11 horas, de acordo com a fabricante, por conta da bateria de 23.000 mAh. Como referência, um celular topo de linha utiliza baterias de 5.000 mAh atualmente.

CLOi ServeBot é um robô programado para servir pessoas em restaurantes — Foto: Divulgação/LG

Entre os sensores disponíveis no robô atendente, estão aqueles responsáveis por fazer ele desviar das mesas e pessoas, e também "entender" quando algum item foi retirado de sua bandeja. Ele consegue atingir a velocidade de até 3,5 km/h.

Como o dispositivo não é totalmente independente, seus donos precisam programar mapas do ambiente e tarefas antes de deixá-lo livre pelo salão. Assim, o robô seria capaz de caminhar entre os pontos A e B traçando a melhor rota possível, de forma autônoma, sem esbarrar nas pessoas — pelo menos é o que promete a LG.

Os donos do novo robô podem configurar os sons que ele vai emitir quando interagir com os clientes, qual música será tocada e a voz de resposta. O CLOi ServeBot é conectado à nuvem para receber atualizações da LG e informar aos clientes sobre o status de seus pedidos.

Com informações de Engadget e PRNewswire

5 novidades interessantes da CES 2022!

5 novidades interessantes da CES 2022!

Mais do TechTudo