Caixas de som
Publicidade

Por Rafael Leite, para o TechTudo


Alexa é a assistente virtual da Amazon, presente na linha de produtos Echo. As caixinhas têm o objetivo de facilitar a vida das pessoas por meio de comandos de voz e chegaram no Brasil em 2019. Atualmente, há uma diversidade de modelos a venda, que se dividem entre alto-falantes inteligentes (Echo, Echo Dot e Echo Studio) e telas inteligentes (Echo Show). Os preços partem de R$ 349 e chegam até R$ 1.899.

Os alto-falantes e telas inteligentes podem tocar músicas, informar previsão do tempo, reproduzir notícias, realizar ligações, criar lembretes, controlar dispositivos inteligentes, entre outras funções. Também é possível expandir as possibilidades da Alexa por meio de "skills", que são comandos adicionais criados por outros desenvolvedores e que podem ser adicionados à assistente virtual.

Todos os dispositivos Echo são embarcados com a Alexa, que permite controlar funcionalidades com comandos de voz — Foto: Divulgação/Amazon

Para escolher a caixinha Echo que mais se encaixa no seu perfil, é preciso conhecer os modelos, entender suas diferenças e, claro, saber o preço de cada uma. Confira, abaixo, alguns pontos importantes na hora de escolher uma Alexa.

Potência e qualidade dos alto-falantes

Um dos pontos importantes para quem quer comprar uma Amazon Echo é a qualidade do áudio. Entre os dispositivos da Amazon, a Echo Studio promete a melhor potência e qualidade de som, com cinco alto-falantes direcionais (um woofer de 5,25", três mid-range de 2" e um tweeter de 1") que entregam até 330 Watts de potência RMS.

Ela também possui entrada mista P2 e mini-linha óptica, que permite conectar aparelhos por meio de cabos. Além disso, esse modelo é o único da varejista norte-americana que possui compatibilidade com o Dolby Atmos, tecnologia de som surround.

Echo Studio possui conjunto de drivers composto por cinco alto-falantes direcionais — Foto: Divulgação/Amazon

A Echo Show 10 também promete boa qualidade de som. O produto possui três alto-falantes: um woofer de 3", com até 35 Watts de potência, e dois tweeters de 1", que entregam até 5 Watts de potência cada. Este modelo, porém, não conta com processamento Dolby ou conectores de áudio.

A certificação Dolby Audio é encontrada na Echo de quarta geração. O dispositivo possui especificação sonora parecida com a Echo Show 10, com três alto-falantes: um woofer de 3" e dois tweeters de 0,8".

Echo Dot de 4ª geração é composta por um woofer de 3" na parte superior e dois tweeters de 0,8" nas laterais — Foto: Divulgação/Amazon

Na sequência estão as duas gerações da Echo Show 8, que possuem dois alto-falantes de 2" e potência total de 20 Watts. Elas entregam um som estéreo e não há diferença das especificações sonoras entre as gerações. Porém, a primeira geração possui uma saída P2, que permite ao usuário conectar um alto-falante externo à Echo — esta porta foi removida na segunda geração.

A Echo Show 5 de segunda geração e as Echo Dot de terceira e quarta gerações possuem um alto-falante de 1,6". Segundo a Amazon, o alto-falante da Echo Show 5 entrega 4 Watts de potência. Elas se diferenciam no quesito de direcionamento de áudio: a Echo Show 5 promete som de alcance completo. Já as especificações da Echo Dot de quarta geração mostram que ela possui áudio com direcionamento frontal, enquanto a de terceira geração não possui essa característica.

Os dispositivos Amazon Echo são muito utilizados para escutar música. Porém, o usuário deve ficar atento: todos os modelos da linha precisam de uma fonte de alimentação para funcionar. Então, se você precisa de portabilidade, talvez uma Alexa não seja a melhor escolha.

A tela é necessária?

Como a linha Amazon Echo se divide entre alto-falantes e telas inteligentes, um ponto que deve ser analisado é a necessidade de uma tela. Se a sua maior necessidade for em qualidade de som, por exemplo, é possível desconsiderar esse recurso. Mas caso você queira utilizar o dispositivo para videochamadas, assistir a vídeos ou exibir informações em texto, um display é bem-vindo.

Tela inteligente da Amazon possui display que exibe informações como horário, previsão do tempo e fotos — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Outra vantagem das telas inteligentes da Amazon é a câmera integrada. Além de servir para videochamadas, é possível utilizá-la para monitoramento remoto, por meio do aplicativo Amazon Alexa para smartphones.

A varejista disponibiliza quatro modelos de tela inteligente no Brasil: Echo Show 5 de segunda geração, com tela de 5,5" e resolução 960 x 480, Echo Show 8 de primeira e segunda gerações, com tela de 8" e resolução 1280 x 800 e a Echo Show 10, com tela de 10,1" e resolução 1280 x 800.

Esta última se destaca pela tela móvel, que segue o usuário durante uma chamada de vídeo. Todos os dispositivos permitem que a câmera seja desligada fisicamente, para controle de privacidade. Além disso, os displays dos aparelhos são sensíveis ao toque.

Echo Show 10 possui base móvel motorizada que permite ao dispositivo "seguir" o usuário — Foto: Divulgação/Amazon

Entre a primeira e segunda gerações da Echo Show 5 e da Echo Show 8, poucas mudanças foram feitas. A mais expressiva está na câmera da nova geração, de 2 MP na Echo Show 5 e de 13 MP na Echo Show 8. Os modelos anteriores contavam com câmeras de 1 MP.

Design

Na linha Echo, é possível encontrar uma variedade de tamanhos e formatos. Para quem busca um dispositivo mais discreto, para ser usado em cima de uma mesa, na cozinha ou ao lado da cama, os dispositivos Echo Dot são uma boa escolha.

A terceira geração possui o formato de um disco e o menor tamanho entre os modelos vendidos atualmente, com 43 mm de altura, 99 mm de comprimento e largura, e peso de 300 g. As laterais, onde ficam as saídas de som, são envoltas em tecido. Ela possui um anel de luz no topo, que acende quando o usuário fala o comando "Alexa". O modelo possuía opção de display com relógio, que não está mais a venda. A única opção de cor disponível atualmente é a preta.

Echo Dot de terceira geração possui formato parecendo um disco, com anel de luz no topo e quatro botões — Foto: Marvin Costa/TechTudo

A Echo Dot de quarta geração é ligeiramente maior que sua antecessora, com 89 mm de altura e 100 mm de comprimento e largura, pesando 328 g. Seu formato é esférico e mais moderno, e possui um tecido envolto à saída de som. Nesta geração, o anel de luz fica na base, fazendo a superfície em que está o dispositivo brilhar suavemente quando a luz se acende. O modelo pode ser encontrado nas cores preta, azul e branca, além de opções com display LED que exibe um relógio.

Também em formato esférico, a Echo de quarta geração já é um pouco mais "parruda" em relação aos modelos "Dot", pesando mais que o dobro deles — cerca de 940 g. Ela possui 133 mm de altura e 144 mm de comprimento e largura. Ela se assemelha bastante com a Echo Dot de quarta geração, com anel de luz na base e tecido envolto à saída de som.

Não há opção de display LED com relógio na Echo de quarta geração. É possível escolher entre as cores preta, azul e branca. Por ser maior e ter qualidade de som melhor que os modelos "Dot", ela pode ser usada em ambientes maiores e mais centrais, como em salas de estar.

Echo e Echo Dot de quarta geração possuem formato esférico — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

O modelo mais pesado é a Echo Studio, com 3,5 kg. Ela possui formato cilíndrico, 206 mm de altura e 175 mm de diâmetro. Assim como a Echo Dot de terceira geração, seu anel de luz fica no topo e toda sua lateral, onde ficam os alto-falantes, é envolta em tecido.

Disponível apenas na cor preta, a Echo Studio é bem imponente, prometendo ser um bom dispositivo para ficar no centro de um cômodo maior e mais importante da casa. Os modelos Echo Studio, Echo de quarta geração e Echo Dot de terceira e quarta gerações possuem botões no topo para mutar o microfone ou aumentar e diminuir o volume.

Echo Studio possui formato cilíndrico, com abertura na parte de baixo para facilitar a saída de sons graves — Foto: Divulgação/Amazon

A Echo Show 10 possui dimensões um pouco maiores, com 230 mm de altura, 251 mm de largura e 172 mm de comprimento e está disponível apenas na cor preta. O adicional em seu design é a tela, que se prende à base por um braço. O display pode ser útil em ambientes como a cozinha, por exemplo, já que é possível assistir a receitas. Com a possibilidade de realizar videochamadas, também pode ser usado em salas de estar e jantar. O dispositivo pesa 2,56 kg.

Devido à presença do display, não há anel de LED nos modelos Echo Show: a faixa de luz tradicional da Alexa é apresentada na tela. Os botões também migraram: eles estão presentes no topo da moldura do display. O botão de ação foi removido e foi acrescentado um controle para a tampa de privacidade da câmera.

Ao chamar a "Alexa", uma faixa azul é exibida na tela, indicando que a Echo Show está escutando seu comando — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Os modelos Echo Show 8 e Echo Show 5 se aproximam mais de usos em mesas de escritório e ao lado da cama, por exemplo. Ambos possuem a tela na frente, em material plástico, e o alto-falante atrás, com acabamento em tecido. Elas possuem formato de prisma triangular com arestas arredondadas.

A primeira e a segunda gerações do Echo Show 8 possuem as mesmas dimensões, com 135 mm de altura, 200 mm de largura e 99 mm de comprimento, pesando 1,04 kg e disponíveis nas cores branca e preta. A Echo Show 5 é mais leve, com 410 g, e um pouco menor, com 86 mm de altura, 148 mm de largura e 73 mm de comprimento. Além das cores branca e preta, ele também está disponível na cor azul.

A Alexa é igual em todos os dispositivos?

A Alexa é o nome dado à assistente virtual criada pela Amazon e é embarcada em todos os dispositivos Echo citados. Não há diferenciação entre os dispositivos nesse quesito — a Alexa é igual em todos os modelos.

Porém, é possível que o usuário perceba diferenças quanto à velocidade de resposta da Alexa, já que alguns dispositivos possuem processadores melhores que os outros. Também há recursos presentes em alguns modelos que não estão presentes em outros, mas é uma limitação de cada aparelho, não da Alexa presente neles.

Conectividade

Quase toda a linha Amazon Echo vendida no Brasil possui conectividade Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, sendo compatível com redes de 2,4 e 5 GHz. A exceção é a Echo Dot de terceira geração, que não é compatível com o padrão 802.11 ac. Todos os modelos precisam estar conectados ao Wi-Fi para funcionamento correto.

Os dispositivos também possuem conectividade Bluetooth. Além disso, os modelos Echo de quarta geração, Echo Studio e Echo Show 10 podem ser usados como um hub ZigBee. Esse padrão é utilizado em alguns dispositivos inteligentes, como é o caso da linha de lâmpadas Philips Hue. São opções interessantes para quem possui aparelhos que utilizam essa tecnologia não precisarem de um hub adicional para que eles funcionem.

Preços

A Echo Dot de terceira geração é a opção mais barata vendida pela Amazon no Brasil, custando R$ 349. É uma boa opção para quem está querendo sua primeira Alexa e não quer gastar muito, ou até quem já possui outros dispositivos Echo, mas quer ter a assistente virtual da Amazon em outros cômodos da casa, como o quarto ou o escritório.

Porém, por R$ 399, é possível ter um modelo de quarta geração da Echo Dot, que possui áudio ligeiramente superior e visual mais moderno. Se você puder gastar R$ 50 a mais, é uma boa pedida frente ao de terceira geração. A Echo Dot de quarta geração também possui uma opção de display com relógio LED, como se fosse um "rádio-relógio" moderno. Vendida por R$ 499, é focada em quem quer um dispositivo ao lado da cama.

Amazon Echo Dot de quarta geração possui opção com display LED que mostra um relógio — Foto: Divulgação/Amazon

Para aqueles que precisam de um áudio superior e não veem necessidade em pagar mais caro por conta de uma tela, a Echo de quarta geração e a Echo Studio são boas opções. Esta última possui as melhores especificações de áudio, com seus cinco alto-falantes, 330 Watts de potência e compatibilidade com o Dolby Atmos, custando R$ 1.699.

Por R$ 699, é possível comprar uma Echo de quarta geração. Apesar de não ter toda a potência da Echo Studio, seus três alto-falantes e compatibilidade com o Dolby Audio poderão proporcionar uma boa experiência e economia de R$ 1.000. É uma opção para quem está com o orçamento mais apertado, mas gostaria de ter uma qualidade de som melhor.

Tanto a Echo de quarta geração quanto a Echo Studio possuem conectividade ZigBee, o que pode ser um diferencial para quem possui outros dispositivos que também utilizem essa tecnologia e necessite de um hub para controlá-los.

Entre os modelos de telas inteligentes, a Echo Show 5 de segunda geração é o mais barato, custando R$ 599. A tela de 5,5" pode ser útil ao lado da cama ou no escritório, assim como as Echo Dots. Como sua resolução é de apenas 960 x 480, ela talvez não seja a melhor opção para assistir a vídeos.

As Echo Show 8 de primeira e segunda gerações já possuem resolução maior, de 1280 x 800, e tela maior, de 8", o que torna a experiência de assistir a vídeos melhor se comparada à Echo Show 5. Entre as gerações da Echo Show 8, a maior diferença é na câmera embutida: na primeira geração, a resolução é de 1 MP; na nova, ela foi atualizada para 13 MP.

O modelo de primeira geração é encontrado por R$ 899 e o de segunda geração por R$ 999. Considerando que os alto-falantes das duas gerações possuem as mesmas características, talvez gastar R$ 100 a mais pela segunda geração só valha a pena para quem realmente vá utilizar a câmera integrada.

O modelo da linha Amazon Echo vendido no Brasil mais caro atualmente é a Echo Show 10. Encontrada por R$ 1.899, é mais cara que a Echo Studio, apesar de ter potência de som inferior, de 45 Watts, e não ter nenhuma certificação Dolby.

Neste modelo, o que chama a atenção é, de fato, a tela e a possibilidade de a base se movimentar para seguir o usuário durante uma videochamada. É um bom modelo para ser utilizado na sala ou na cozinha, por exemplo. Porém, é um investimento bem alto, focado mais em pessoas que querem uma Alexa para assistir a vídeos e fazer videochamadas.

Amazon Echo Studio é uma boa opção de alto-falante inteligente para ser colocado na sala de estar da residência — Foto: Divulgação/Amazon

Alto-falantes inteligentes da linha Amazon Echo vendidos no Brasil

Especificações Echo Dot (3ª geração) Echo Dot (4ª geração) Echo (4ª geração) Echo Studio
Lançamento no Brasil Outubro de 2019 Novembro de 2020 Novembro de 2020 Junho de 2020
Preço R$ 349 R$ 399 a R$ 499 R$ 699 R$ 1.699
Potência 330 Watts
Drivers Alto-falante de 1,6" Alto-falante de 1,6" com direcionamento frontal Woofer de 3" e dois tweeters de 0,8" Woofer de 5.25", três mid-range de 2" e tweeter de 1"
Microfones 4 4 6 7
Conectividade Wi-Fi 802.11 a/b/g/n e Bluetooth Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e Bluetooth Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth e ZigBee Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth e ZigBee
Dolby Não Não Dolby Audio Dolby Atmos
Dimensões 43 mm x 99 mm x 99 mm 100 mm x 100 mm x 89 mm 144 mm x 144 mm x 133 mm 206 mm x 175 mm
Peso 300 g 328 g 940 g 3,5 kg
Outros saída P2 saída P2 saída P2 entrada P2/mini-linha óptica; áudio imersivo

Telas inteligentes da linha Amazon Echo vendidas no Brasil

Especificações Echo Show 5 (2ª geração) Echo Show 8 (1ª geração) Echo Show 8 (2ª geração) Echo Show 10
Lançamento no Brasil Agosto de 2021 Março de 2020 Agosto de 2021 Março de 2021
Preço R$ 599 R$ 899 R$ 999 R$ 1.899
Potência 4 Watts 20 Watts 20 Watts 45 Watts
Drivers Alto-falante de 1,6" de alcance completo Dois alto-falantes de 2" cada (estéreo) Dois alto-falantes de 2" cada (estéreo) Woofer de 3" e dois tweeters de 1"
Microfones 2 4 4 3
Tela 5,5", sensível ao toque 8", sensível ao toque 8", sensível ao toque 10,1", sensível ao toque, com rotação automática e inclinação manual
Resolução de tela 960 x 480 1280 x 800 1280 x 800 1280 x 800
Câmera 2 MP 1 MP 13 MP 13 MP
Conectividade Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e Bluetooth Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e Bluetooth Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e Bluetooth Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth e ZigBee
Dolby Não Não Não Não
Dimensões 148 mm x 86 mm x 73 mm 200 mm x 135 mm x 99 mm 200 mm x 135 mm x 99 mm 251 mm x 230 mm x 172 mm
Peso 410 g 1,04 kg 1,04 kg 2,56 kg
Outros monitoramento remoto por meio da câmera integrada saída de áudio P2 monitoramento remoto por meio da câmera integrada rotação automática da base, enquadramento automático da câmera em vídeo-chamadas, monitoramento remoto através da câmera integrada

Com informações de: Amazon (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9), PCMag (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), Digital Trends, ZDNet, Tom's Guide (1, 2) e What Hi-Fi?

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo