Streamers

Por Davi Bicalho, para o TechTudo


Alan "Alanzoka" Ferreira é um streamer e criador de conteúdo de 31 anos que faz lives na Twitch. O brasileiro ganhou muita relevância pelo seu jeito único de interagir com o público enquanto joga diversos tipos de games. Mesmo não tendo uma programação estabelecida para suas lives, as gameplays ficam no ar, em sua maioria, de segunda a sexta. Com isso, o jogador já soma 5,4 milhões de seguidores na plataforma. Alanzoka também é um fenômeno no YouTube, acumulando 1,66 milhão de inscritos.

Já nas redes sociais conta com 1,9 milhão de seguidores no Instagram e 2,9 milhões no Twitter. O sucesso de Alanzoka também já foi reconhecido com indicações a prêmios importantes, como na categoria de Streamer do Ano no eSports Awards de 2019. Já em 2020 ele foi eleito o Melhor Streamer Brasileiro no MTV Millennial Awards 2020.

Alanzoka faz lives de gameplay e Just Chatting na Twitch — Foto: Twitter/alanzoka

Origem e trajetória de Alanzoka

Nascido na cidade de São Paulo em maio de 1990, Alanzoka é formado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, contudo seu amor era mesmo pelos games. Ele começou a produzir conteúdo para a Internet em 2011 através do seu canal no YouTube que se chamava EDGE, sigla para Electronic Desire Gamers Entertainment.

Seu primeiro vídeo foi de Minecraft, no entanto ele já oferecia gameplays de vários jogos diferentes. Dentre os títulos mais jogados estavam os da categoria de terror, principalmente Amnesia e Dead Space 2. Porém, os jogos coop também eram recorrentes no canal. As jogatinas com seus amigos fizeram muito sucesso e viraram uma espécie de "equipe" que participava de praticamente todos os vídeos.

Alanzoka é conhecido também por compartilhar suas viagens — Foto: Reprodução/Twitter

Início do sucesso

O jogo que impulsionou o canal e fez com que uma nova era começasse foi o famoso Slender. Por conta disso, logo no final de 2012 seu canal já contava com 50 mil inscritos. Surgia assim, um jovem com imenso potencial no meio. Entretanto, com o sucesso dos jogos de terror e os coops aparecendo cada vez menos, a parceria com seus amigos foi acabando. Logo, Alan mudava ali o nome do seu canal para "alanzoka".

A partir daí, ele crescia cada vez mais no YouTube, fazendo séries de uma infinidade de jogos. Com isso, ele iniciou sua carreira de streamer na Twitch e estabeleceu-se como um jogador assíduo de Five Nights at Freddy’s e Fortnite. Alanzoka também chegou a se aventurar no mundo competitivo, integrando a Seleção Brasileira de Overwatch em 2016.

Alanzoka já foi eleito o maior streamer do Brasil — Foto: Reprodução/Twitter

Em 2019, ele se tornou o primeiro brasileiro a bater dois milhões de seguidores na Twitch, alcançando um marco sem precedentes. Além disso, conforme apontado na Pesquisa Games Brasil 2019, ele é um dos maiores influenciadores do país. No mesmo ano, Alanzoka representou o Brasil no eSports Awards, sendo indicado na categoria "Streamer do Ano". Em 2021, Alanzoka abandonou seu canal original, atualmente com 7,13 milhões de seguidores e criou outro chamado "Lives do alanzoka".

Alanzoka já recebeu alguns prêmios relevantes, são eles: Melhor Streamer Brasileiro no MTV Millennial Awards 2020 e a categoria "Games" do Prêmio Influenciadores Digitais 2021. Por fim, ele também foi eleito pelo júri popular como Gamer do Ano no Prêmio iBest 2021.

Com informações de Instagram, Twitter, Twitch, YouTube e Fandom.

Mais do TechTudo