Atletas

Por Marciel Agostini, para o TechTudo


O ucraniano Aleksandr “s1mple” Kostyliev, da Natus Vincere (Na'Vi), foi eleito o melhor jogador do mundo de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) em 2021, no ranking da HLTV. O anúncio foi feito na tarde de sábado (22). O top 3 foi completado pelo francês Mathieu “ZywOo” Herbaut, da Vitality, na segunda colocação, e o bósnio Nikola “NiKo” Kovač's, da G2, na terceira colocação. O único brasileiro na lista dos 20 melhores jogadores de CS:GO do mundo foi Kaike “kscerato” Cerato, da FURIA, que ficou com a 15ª colocação. Veja, a seguir, quem são esses atletas e o top 20 melhores jogadores de CS:GO do mundo em 2021.

s1mple conquistou o MPV e o título do PGL Major 2021 — Foto: Divulgação/HLTV

1. Aleksandr “s1mple” Kostyliev

Aleksandr “s1mple” Kostyliev, 24 anos, nascido na Ucrânia, conquistou o título de melhor jogador de CS:GO do mundo pela segunda vez em sua carreira, igualando o feito do ano de 2018. Atuando pela Na`Vi desde 2016 e com passagens por times como Team Liquid, HellRaisers e FlipSid3 Tatics, s1mple teve um ano praticamente perfeito, conquistando oito títulos pela Na`Vi, dentre eles o PGL Major Estocolmo, o IEM Colônia e a Blast World Finals.

Jogador da NaVi conquistou oito títulos na temporada — Foto: Divulgação/HLTV

Além das conquistas com sua equipe, s1mple conquistou oito MVP e cinco EVP na temporada 2021. O jogador também impressionou pelas estatísticas pessoais, ocupando a primeira colocação em itens como 1.35 de rating, 0.88 de kills per round (KPR) e 88.2 de damage per round. Destaque também para a diferença entre mortes e abates (K/D) do jogador no ano, com um saldo positivo de 1.487, também ocupando a primeira colocação neste quesito entre todos os jogadores profissionais.

2. Mathieu “ZywOo” Herbaut

Mathieu “ZywOo” Herbaut, 21 anos, jogador da Vitality, ficou com a segunda colocação da lista após dois anos seguidos sendo eleito o melhor jogador do mundo de CS:GO. O francês começou sua carreira em 2016 na Nevermind, e passou pela WySix Team e against All authority antes de chegar na Vitality em 2018. ZywOo conquistou apenas um título na temporada, o da IEM Winter de Estocolmo, além de ter ficado com a segunda colocação na Blast Fall Final e ESL Pro League Temporada 14.

Depois de dois anos seguidos como melhor do mundo, francês ficou com a segunda colocação — Foto: Reprodução/Facebook ZywOo

Já nas conquistas pessoais, ZywOo teve uma grande temporada ganhando um título de MVP (IEM Winter) e oito EVP. Nas estatísticas ele aparece logo atrás de s1mple, com 1.29 de rating e 0.81 de KPR. Já seu K/D foi o terceiro entre os jogadores profissionais, com um saldo positivo de 970, enquanto seu damage per round, de 84.4, foi o quarto melhor na temporada.

3. Nikola “NiKo” Kovač's

Nikola “NiKo” Kovač's, 24 anos, nascido na Bósnia e Herzegovina, iniciou sua carreira em 2011 na FullProff até se destacar na mousesports e FaZe Clan antes de chegar na G2 Esports no final de 2020. Apesar de não ter conquistado títulos na temporada passada, NiKo chegou a duas finais, no PGL Major de Estocolmo e na IEM Colônia, sendo derrotado em ambas ocasiões pela Na'Vi.

NiKo se destacou com a G2 Esports nas campanhas dos vices campeonatos do PGL Major e IEM Colônia — Foto: Divulgação/HLTV

Embora os títulos não tenham sido conquistados, suas estatísticas pessoais contribuíram para ficar na terceira colocação no ranking mundial. Seu damage per round, de 86.6, foi o segundo melhor da temporada, ficando em terceiro no rating em eventos de elite, com 1.26, e no rating em grandes partidas, com 1.20. Destaque também para o seu rating contra os cinco melhores oponentes do ranking, com 1.23, alcançando a segunda melhor marca da temporada.

Kaike “Kscerato” Cerato

Único brasileiro no top 20 dos melhores jogadores de CS:GO do mundo na temporada 2021, Kaike “Kscerato” Cerato, 22 anos, jogador da FURIA, começou sua carreira em 2015 na Army5 Gaming e teve passagens pela Battalion Eletronic Sports, GATHERS eSports, ProGaming Esports e Dai Dai Gaming antes de chegar na FURIA em 2018.

Brasileiro da FURIA foi o único presente no Top 20 do ranking da HLTV — Foto: Reprodução/Twitter FURIA

Com a equipe brasileira, Kscerato ficou em terceiro lugar na ESL Pro League Temporada 13, competição onde ele conquistou o EVP, bem como na DH Masters Spring. Em suas estatísticas, destaque para seu rating em grandes eventos, com 1.20, o quarto melhor, assim como o seu rating no lado terrorista, com 1.17, também o quarto melhor da temporada.

Confira abaixo a lista dos 20 melhores jogadores do ranking da HLTV.org da temporada 2021.

Ranking do 20 melhores jogadores do mundo de CS:GO em 2021

1. Aleksandr "s1mple" Kostyliev Na`Vi
2. France "⁠ZywOo⁠" Herbaut Vitality
3. Nikola "NiKo Kovač G2 Esports
4. Dmitry "sh1ro" Sokolov Gambit
5. Sergey "⁠Ax1Le⁠" Rykhtorov Gambit
6. Abay "HObbit" Khasenov Gambit
7. Denis "electroNic" Sharipov Na`Vi
8. Mareks "YEKINDAR" Gaļinskis Virtus.pro
9. Valeriy "⁠b1t⁠" Vakhovskiy Na`Vi
10. Dzhami "⁠Jame⁠" Ali Virtus.pro
11. Nicolai "device" Reedtz NIP
12. Nemanja "huNter-" Kovač G2 Esports
13. Benjamin "blameF" Bremer Astralis
14. Keith "NAF" Markovic Liquid
15. Kaike "KSCERATO" Cerato FURIA
16. Martin "stavn" Lund Heroic
17. Russel "Twistzz" Van Dulken FaZe
18. Robin "ropz" Kool MOUZ
19. Jonathan "⁠EliGE⁠" Jablonowski Liquid
20. Helvijs "broky" Saukants FaZe

Com informações de HLTV.org (1, 2, 3, 4 e 5)

Mais do TechTudo