Celular

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

Os brasileiros que detêm celulares Samsung das linhas Galaxy S10 e Galaxy S20 podem contar com a mais nova atualização do sistema Android. Aos poucos, o update do Android 12 está sendo enviado aos smartphones, que passam a rodar também a interface One UI 4, um recurso próprio da gigante sul-coreana que traz uma série de conveniências.

De acordo com informações do site Tecnoblog, a atualização está disponível para os modelos S20 Plus, S20 Ultra e S20 FE. Há relatos ainda de update para Galaxy S10E.

Mudança na tela inicial do Android 12 traz visual renovado — Foto: Divulgação/Google

Galaxy S10 e Galaxy S20 ganham Android 12 no Brasilzação primeiro, em dezembro de 2021. Porém, a Samsung teve que pausar o download e resolver alguns bugs antes de liberá-lo para todos os usuários. Vale ressaltar também que a atualização estará disponível primeiro nos celulares comprados no varejo em geral. Deste modo, aqueles vendidos pelas operadoras terão que esperar um pouco mais.

O Android 12 tem como principal novidade a preocupação com a privacidade do usuário. Assim, dentre os novos elementos, há um ícone na tela para avisar se aplicativo está usando a câmera ou o microfone do aparelho. Vale lembrar que tal recurso está disponível no iPhone desde a chegada do iOS 14.

O sistema também promete melhor gerenciamento do consumo de bateria, animações mais fluidas e traz interface renovada com o padrão de design chamado de “Material You”, com bordas arredondadas, ícones maiores e uma transformação geral na aparência do software.

One UI 4.0 é a mais recente interface gráfica da Samsung — Foto: Divulgação/Samsung

Já a interface gráfica da Samsung One UI 4 traz uma área de notificação repaginada. Com mais espaços e possibilidades de edição, ela conta com um novo conjunto de cores e ícones, além da mudança de design, apresentando variadas opções de personalização. Outra novidade da versão é um novo painel para ajustes de permissões, que deixa na mão do usuário um maior controle sobre as possibilidades dos aplicativos.

A série Galaxy S10 chegou ao Brasil em março de 2019 com o preço de R$ 4.999 em sua versão mais barata. Já a linha S20 aportou por aqui em março de 2020 com valor sugerido a partir de R$ 5.499.

Como checar se o Android 12 está disponível?

Os celulares da Samsung e de outras marcas que rodam Android costumam avisar sobre a atualização do Android via notificações. Também é possível fazer a checagem manual acessando Config → Atualização de software → Baixar e instalar.

Com informações de Tecnoblog

Mais do TechTudo