Por Vitória Bernardes, para o TechTudo


A CES 2022 ocorreu na semana passada, entre os dias 5 e 8 de janeiro, na cidade de Las Vegas. Vários novos eletrônicos foram apresentados para o público, inclusive alguns diferentões, que fogem do padrão de computadores ou celulares. Um deles é o Archer AXE200 Omni, um roteador da TP-Link capaz de mexer as antenas sozinho à procura do melhor sinal para internet. O aparelho pode ser controlado via aplicativo, sem a necessidade de mexer manualmente.

Para quem precisa de auxílio nas tarefas domésticas, existe também a alternativa da pequena máquina de lavar louças Bob. Mais compacto e com funções de limpeza importantes, o eletrodoméstico se destacou durante o evento. A seguir, confira a lista que o TechTudo preparou com seis tecnologias inusitadas apresentadas na CES 2022.

CES 2022 é um evento de tecnologia que acontece todos os anos nos Estados Unidos — Foto: Divulgação/CES

1. Máscara que amplia voz e protege contra Covid

A famosa empresa de acessórios eletrônicos Razer anunciou Zephyr Pro, uma atualização da primeira máscara capaz de proteger contra Covid e ampliar a voz do usuário. A marca desenvolveu o aparelho pela atual necessidade em se proteger contra o vírus, e garante não atrapalhar na comunicação. Algumas pessoas reclamam de não conseguir falar claramente enquanto usam a proteção no rosto, o que pode causar dificuldade durante uma conversa.

Alto-falantes são capazes de ampliar voz do usuário, além do filtro proteger contra a Covid-19 — Foto: Divulgação/Razer

Com o mesmo padrão das famosas máscaras N95, a empresa garante que a proteção é efetiva e que o ampliador de voz irá ajudar muitas pessoas. Um kit de filtros será disponibilizado também, para que os usuários tenham proteção por até 99 dias. Já existe uma versão disponível no mercado, porém a atualização tem design mais moderno, com luz RGB e LED. Não existe data prevista para chegar no mercado brasileiro.

2. Roteador com antenas que mexem sozinhas

TP-Link Archer AXE200 Omni mexe as antenas sozinho e busca o melhor sinal de Wi-Fi no local — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Em busca do melhor sinal onde se encontra, o Archer AXE200 Omni é um roteador em que as antenas se movimentam sozinhas. O aparelho foi programado pela TP-Link para procurar a posição em que a rede está mais forte e assim fazer com que o usuário tenha a melhor experiência. É possível girar as antenas por meio do aplicativo para celular.

Além da curiosidade de se movimentar sozinho, o roteador tem Wi-Fi 6E e é capaz de trabalhar com três bandas: 6 GHz, 5 GHz e 2,4 GHz. Segundo a empresa, o aparelho pode atingir incríveis 10 Gb/s de velocidade. A previsão é que seu lançamento aconteça no segundo trimestre de 2022, mas sem especulações sobre possíveis valores.

3. Óculos com AR que se conecta ao Metaverso

New Shield parece óculos comuns, mas traz funções inteligentes para os usuários — Foto: Divulgação/Vuzix Corporation

Na CES 2022 também foi apresentado o New Shield, óculos inteligentes que são capazes de ajudar no mundo corporativo. Aparentemente, o pequeno aparelho foi desenvolvido para parecer um simples acessório, porém sua capacidade é de inserir o usuário na realidade aumentada (AR) e até mesmo permitir que entre no metaverso.

Para isso, a empresa Vuzix Corporation utilizou um Snapdragon XR1 e um display com microLED, que permitem deixar a lente dos óculos totalmente transparente, sem que atrapalhe no dia a dia. As funções podem ser ativadas por voz ou com apenas um toque, o que facilita o uso. Ainda não há previsão de lançamento para o pequeno aparelho, mas existem outros já comercializados pela empresa no mercado mundial.

4. Máquina de lavar louça compacta

Lava-louças compacta é uma solução diferentona para apartamentos e casas pequenas — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Com as casas e apartamentos cada vez menores, a tendência é que os aparelhos domésticos também diminuam. Bob, a máquina de lavar louças criada pela empresa Daan Tech, tem um tamanho compacto e é bem menor que os modelos convencionais. A máquina tem um compartimento bastante pequeno para colocar água, mas que não diminui a eficiência na lavagem. O programa de limpeza UV também permite que as louças sejam limpas, mas sem necessidade de água.

Atualmente a empresa já comercializa um modelo compacto de lava-louças, porém a nova versão trouxe ainda mais otimizações, como redução no uso de água e novos modos de limpeza. A expectativa é de que em breve esteja na casa dos usuários, já que a pré-venda está aberta no site da Daan Tech. A comercialização para o Brasil ainda não é prevista, mas a empresa disse ao TechTudo que não descarta a expansão.

5. Robô humanoide Ameca

Ameca ainda não se conecta à internet, mas integração seria possível — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Capaz de interagir com qualquer humano que converse com ela, a Robô Ameca chamou atenção na CES 2022 pela capacidade de responder a quase tudo. Desenvolvida pela empresa Engineered Arts, sua construção combina elementos de inteligência artificial e machine learning para funcionar perfeitamente. Dessa forma, o sistema aprende como agir e utiliza também microfones e câmeras para entender o que acontece em volta.

Embora já existam outros protótipos no mercado, a Ameca chamou atenção na CES 2022 pela facilidade de se comunicar e assimilar as situações que acontecem ao seu redor. Embora tenha chamado bastante atenção, existem algumas limitações na robô, como falar apenas o idioma inglês ou falta de conexão com a internet. O TechTudo esteve na feira e conversou com a robô.

6. Câmera aérea autônoma

Nova geração da Air Neo é capaz de fotografar e filmar no ar sem o uso de controles — Foto: Divulgação/CES

Por fim, a empresa AirSelfie desenvolveu a quarta geração da Air Neo, uma câmera com capacidade de voar e fazer fotos e vídeos de maneira autônoma. Com apenas um clique no botão instalado em sua construção, o aparelho decola e promete detectar rostos e outros pontos focais enquanto está no ar. Mesmo que não tenha controle para acompanhar seu voo, a câmera inteligente foi programada para voltar diretamente para a mão do proprietário.

O modo AutoFly é o responsável pela decolagem autônoma, sem a necessidade do uso de um controle. Do alto é possível programar diferentes modos, como imagens em 360, zoom ou vídeo. Ainda não há previsão de lançamento, mas a empresa comercializa seus produtos na América do Norte, na Ásia e na Europa, o que pode indicar demora na chegada ao Brasil.

Com informações de Vuzix, TechCrunch e CES

5 novidades interessantes da CES 2022!

5 novidades interessantes da CES 2022!

Mais do TechTudo