Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Games online grátis estão disponíveis em plataformas como PS4, Xbox One, PS5, Xbox Series X/S, Switch, Android, iPhone (iOS) e o PC. Atualmente, há muitos games no gênero de Battle Royale, como Fortnite, Free Fire e Call of Duty: Warzone, além dos populares MOBAs, como League of Legends, Dota 2 e Pokémon Unite. Separamos uma lista com 50 jogos gratuitos para baixar em seu videogame ou computador para usuários que procuram novas experiências sem investir dinheiro.

Enlisted é um dos jogos da lista disponíveis gratuitamente — Foto: Divulgação/Darkflow Software

1. Free Fire - And, iOS

Um dos Battle Royale mais populares no Brasil, Free Fire traz confrontos de até 50 jogadores. Eles são alocados em uma ilha na qual a área segura encolhe e incentiva o confronto entre participantes. Os competidores são eliminados até que só haja um sobrevivente.

Um dos motivos da popularidade de Free Fire é que ele oferece partidas mais rápidas em comparação a outros games do gênero e possui visuais um pouco mais modestos para rodar em aparelhos mais fracos. O game recebeu também sua versão Free Fire Max, que traz gráficos melhorados para dispositivos mais modernos e ainda permite jogar contra competidores da versão padrão.

Free Fire Battlegrounds é um dos mais populares jogos no gênero de Battle Royale — Foto: Divulgação/Garena

2. Pokémon Unite - And, iOS, PC

Os famosos monstrinhos de bolso encontraram uma nova fórmula de sucesso em Pokémon Unite, um jogo no estilo MOBA, como League of Legends e outros. Em partidas de 5v5, usuários controlam um de seus pokémon preferidos e batalham contra outras criaturas para fortalecer e evoluír o monstrinho a fim de garantir o domínio do mapa. O elenco de "campeões" do game inclui Pikachu, Charizard, Snorlax, Lucario, Mr. Mime, entre outros, com novos monstrinhos adicionados regularmente.

Pokémon Unite é um MOBA tradicional, mas com os populares monstrinhos de bolso como campeões — Foto: Reprodução/Nintendo Game Store

3. League of Legends (Wild Rift) - PC (And, iOS)

Um dos primeiros e mais famosos MOBAs (Multiplayer Online Battle Arena), League of Legends traz confrontos de 5v5 em uma disputa estratégica pelo domínio do mapa e da base inimiga. Durante as partidas os competidores enfrentam inimigos do mapa e outros jogadores enquanto se fortalecem e tornam o confronto mais intenso.

O jogo traz uma série de campeões gratuitos e usuários podem pagar para sempre ter acesso a seus preferidos em uma lista de mais de 150 personagens que continua a crescer. Cada campeão possui poderes próprios e habilidades especializadas em dominar certas áreas do jogo. Recentemente, foi lançada também uma versão mobile chamada League of Legends: Wild Rift, que tem diferenças pontuais em relação ao jogo original.

League of Legends é um dos clássicos de PC, e chegou recentemente para mobile com Wild Rift — Foto: Reprodução/Apple

4. Fortnite - PS4, XB, PS5, XBSX/S, SW, And, PC, Mac

Outro Battle Royale muito popular é Fortnite, da Epic Games, com gameplay semelhante a outros títulos do estilo: competidores em uma ilha e tiroteios mortais, porém com 100 participantes. Uma particularidade do jogo é permitir que usuários quebrem objetos para obter materiais e erguer construções no meio das partidas.

O jogo também recebe participações especiais de diferentes franquias com frequência, como heróis da Marvel, DC, Walking Dead, Street Fighter, Tomb Raider, Naruto, entre outros. Recentemente o título encerrou seu capítulo 2 e deu início ao capítulo 3 com o ator The Rock no papel de O Fundação e o herói Homem-Aranha como seu primeiro convidado especial.

Fortnite é um Battle Royale incrivelmente popular e recebe participações especiais constantemente — Foto: Divulgação/Epic Games

5. Genshin Impact - PS4, PS5, And, iOS, PC

Um título que tomou o mundo de assalto em 2020 foi o RPG gratuito Genshin Impact da produtora chinesa miHoYo. Trata-se de um jogo de mundo aberto com elementos de gacha. Nele, usuários podem se aventurar em combates contra monstros, caças ao tesouro para obter baús e missões para ficar mais forte e aumentar seu nível de aventureiro. Um dos grandes pontos do jogo está em invocar novos heróis para formar o melhor time possível, algo que depende de sorte, sobretudo para obter personagens fortes que tenham classificação de 5 estrelas.

Genshin Impact é um incrível RPG de mundo aberto que pode ser jogado gratuitamente — Foto: Divulgação/miHoYo

6. Among Us - PS4, XB, PS5, XBSX/S, SW, And, iOS, PC

Intriga e manipulação são a base de Among Us, um jogo que coloca um grupo de participantes em uma nave espacial onde precisam realizar minigames para mantê-la em funcionamento. Se todas as tarefas forem realizadas, a tripulação vence, mas há um impostor infiltrado entre os jogadores, ou mesmo mais de um em alg.

Esse impostor tentará sabotar a nave e eliminar os outros competidores para obter a vitória enquanto joga a culpa nos inocentes e tenta fazê-los brigar entre si. Among Us é um game especialmente divertido para jogar com amigos e recebeu várias atualizações para torná-lo mais complexo, como papéis específicos para jogadores e salas com até 15 usuários.

Among Us é um divertido game no qual usuários precisam criar intrigas e manipular seus amigos para vencer quando estão no papel de impostor — Foto: Divulgação/InnerSloth

7. CS:GO - PC, Mac, Linux

Counter-Strike: Global Offensive é um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais clássicos disponíveis, com uma fórmula próxima ao Counter-Strike, mas com um certo polimento. Times de cinco jogadores se enfrentam como ataque ou defesa através de rodadas enquanto tentam plantar ou desarmar bombas e capturar ou resgatar reféns.

Usuários que vencem as rodadas ganham dinheiro e podem se equipar ainda melhor para os próximos confrontos. Apesar de as rodadas em si serem curtas, partidas completas podem ser um pouco demoradas. O game conta também com um modo Battle Royale adicionado em 2018 chamado Danger Zone que permite até 18 jogadores se enfrentando.

Counter-Strike: Global Offensive, ou apenas CS:GO, ainda é um dos games de tiro de maior sucesso da loja digital Steam — Foto: Reprodução/Steam

8. Valorant - PC

Desenvolvido pela Riot Games, os mesmos desenvolvedores de League of Legends, Valorant é um jogo de tiro em primeira pessoa. Ele mescla elementos de games como Overwatch com Counter-Strike: Global Offensive. Usuários possuem uma grande variedade de personagens diferentes, os agentes, cada um com habilidades especiais que tornam mais fácil enfrentar outros jogadores. No entanto, as equipes também são divididas em ataque e defesa através de rounds, nos quais o objetivo central é plantar uma spike em certas áreas do mapa e protegê-la.

Valorant é um game de tiro para PC que utiliza heróis como Overwatch, mas em uma estrutura próxima de CS:GO — Foto: Reprodução/Valorant

9. PUBG - XB, PS4, And, iOS, PC

PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG) foi um dos primeiros jogos do gênero Battle Royale no mercado. Este foi o título que definiu várias das regras do popular modo, como um grande mapa no qual 100 jogadores são lançados sem equipamentos e precisam se virar com o que encontram para sobreviver.

Por ser um dos pioneiros do gênero, alguns elementos ganham um destaque muito maior, como o foco nos sons feitos por outros jogadores ao atirarem ou se movimentarem para eliminá-los. O título também está disponível em uma versão para smartphones chamada PUBG Mobile, separada das outras versões, além de PUBG: New State, opção futurista tambem oferecida para celular.

PlayerUnknown's Battlegrounds foi um dos primeiros Battle Royale no mercado e estabeleceu várias das regras do gênero — Foto: Reprodução/Steam

A clássica série de guerra também entrou no mundo dos Battle Royale com um dos melhores games do gênero em primeira pessoa. Em Call of Duty: Warzone, usuários podem jogar uma grande variedade de modos, como solo, duplas, trios ou com um esquadrão de 4 pessoas.

Até 150 competidores se enfrentam enquanto a área segura do mapa fica progressivamente menor. Existe a possibilidade de realizar missões para ganhar dinheiro e comprar itens ou descobrir onde ficará a próxima área segura do mapa. Junto com Apex Legends, ele foi um dos primeiros Battle Royale a incorporar o retorno de jogadores após serem eliminados, o que adiciona uma pitada extra de estratégia.

Call of Duty: Warzone traz tiroteios intensos em um Battle Royale com até 150 jogadores — Foto: Reprodução/Xbox Game Store

11. Enlisted - PS4, XB, PS5, XBSX/S, PC

Entre todos os games de tiro disponíveis, Enlisted é um que traz um conceito realmente original. neste jogo de ação que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, jogadores não controlam apenas um soldado no campo de batalha, mas um esquadrão inteiro de tropas que reage ao seu comando.

Ao perder um soldado basta trocar para outro de seu grupo e continuar o combate. Isso torna as batalhas mais agitadas, com dezenas de combatentes em confronto controlando forças dos Aliados ou do Eixo. O jogo inclui quatro mapas em cenários como Moscou, Normandia, Berlim e Tunísia.

Enlisted é um dos games de tiro mais originais da lista com uma mecânica na qual o usuário controla um batalhão inteiro — Foto: Divulgação/Gaijin Entertainment

12. Albion Online - And, iOS, PC, Mac, Linux

Neste MMORPG medieval de mundo aberto jogadores podem se aventurar profundamente em histórias e missões para ficarem mais fortes. No entanto, o foco do jogo é no PvP (Jogador vs Jogador), ou seja, pode ser perigoso andar sozinho.

Uma grande diferença no game é que os pontos de experiência são substituídos por "Fama" e há poucas regras sobre como jogar, inclusive sem qualquer sistema de classe que obriga usuários a utilizarem certos equipamentos. A economia do jogo é livre, com grande espaço pra itens criados por usuários. Albion Online permite ainda cross-play entre as versões PC e mobile para que usuários joguem juntos independente da plataforma.

Albion Online é um divertido MMORPG com temática medieval para jogar em multiplayer com amigos — Foto: Divulgação/Sandbox Interactive

13. Apex Legends - PS4, XB, SW, PC

Dos mesmos criadores de Titanfall 2, Apex Legends é um jogo de tiro Battle Royale em primeira pessoa que traz uma jogabilidade precisa e heróis com habilidades especiais que criam uma experiência de tiroteios frenéticos similares aos da antiga série Titanfall.

Apex Legends foi um dos primeiros a trazer sistemas que se tornariam comuns em Battle Royale, como poder de ressuscitar seus companheiros abatidos. Outra característica é a mecânica de "Ping", na qual o usuário pode indicar pontos de interesse para os outros jogadores de seu time. Novos campeões, ou "lendas", são adicionados lentamente, mas alteram bastante a jogabilidade do game.

Apex Legends traz diversos personagens diferentes como "lendas" e altera a dinâmica de seus confrontos com novas adições — Foto: Reprodução/Steam

14. Dota 2 - PC, Mac, Linux

Assim como League of Legends, Dota 2 foi um dos primeiros games do gênero MOBA e até hoje é um dos mais populares, com mecânicas semelhantes de estratégia, RPG e ação. Cada time conta com 5 competidores que controlam diferentes heróis, cujo objetivo é derrubar estruturas inimigas e dominar sua base. O título é bastante focado na competição, assim como League of Legends, porém é considerado mais complexo.

Dota 2 é um MOBA extremamente popular, assim como League of Legends, mas também é bastante complexo para iniciantes — Foto: Reprodução/Steam

15. Paladins - PS4, XB, SW, PC

O game Paladins é mais um título da lista bastante semelhante ao popular Overwatch, da Blizzard, com a vantagem de ser gratuito e oferecer algumas ideias próprias. No título, usuários escolhem campeões, cada um deles com habilidades especiais distintas, e tentam enfrentar o time adversário enquanto completam objetivos. Uma diferença é que seus heróis podem ser fortalecidos através de cartas específicas, então o jogador pode definir como vai usar seu personagem pelas vantagens dele.

Paladins é um game de tiro bastante semelhante a Overwatch, mas com maior personalização do seu estilo de jogo — Foto: Reprodução/Steam

16. World of Warships - PS4, XB, PS5, XBSX/S, And, iOS, PC

Para jogadores que prezam a estratégia acima dos reflexos, a série de games multiplayer World of Warships e World of Tanks apresentam simuladores de guerra que valorizam a manobra de unidades militares no campo de batalha. Ao avistar os seus oponentes, não se trata de quem é capaz de atirar mais rápido, mas quem consegue realizar os melhores disparos ao calcular a trajetória de seus tiros.

World of Warships traz vários navios históricos de diferentes classes, cada qual com tipos diferentes de armamentos, como canhões, torpedos e até porta-aviões que enviam aeronaves para o ataque.

World of Warships e World of Tanks são jogos que valorizam a estratégia acima de reflexos rápidos para atirar em seus adversários — Foto: Reprodução/Steam

17. Team Fortress 2 - PC, Mac, Linux

O game de tiro em primeira pessoa da Valve é um dos mais antigos da lista, conhecido por sua popularidade através dos anos. Em Team Fortress 2, jogadores são divididos em times e podem escolher entre algumas classes para jogar. Cada uma delas tem seu papel a desempenhar na partida e equipamentos próprios. O jogo tem vários modos disponíveis e até hoje recebe atualizações de conteúdo.

Team Fortress 2 se tornou um dos games de tiro mais populares dos últimos anos e até hoje tem muitos jogadores — Foto: Reprodução/Steam

18. Hearthstone - And, iOS, PC, Mac

Este jogo de cartas com personagens da Blizzard define o conceito de um game simples de aprender, mas que pode levar muito tempo para dominar. Em Hearthstone os confrontos são indiretos, através de cartas colocadas em uma mesa com o objetivo de eliminar o seu adversário. Apesar de ser simples de entender, há muito espaço para colecionar cards diferentes e bolar suas próprias estratégias no jogo.

Hearthstone é um jogo de cartas fácil de aprender as regras, mas com várias possibilidades de estratégias únicas — Foto: Divulgação/Blizzard

19. Destiny 2 - PS4, XB, PS5, XBSX/S, PC

A franquia Destiny é desenvolvida pela Bungie Studios, responsáveis pela trilogia original Halo. Além disso, é um dos maiores jogos a trazer o conceito de "Game as Service", que oferece um game contínuo para jogar por longos períodos de tempo em um ambiente PvE (Jogador vs Ambiente).

Neste jogo de tiro em primeira pessoa usuários podem completar diversas missões, sozinhos ou com amigos, subir de nível, aprender habilidades especiais e caçar equipamentos com os melhores status para se tornarem mais fortes. Caso o jogador goste do game, é possível investir em suas expansões pagas.

Destiny 2 é um jogo de tiro que conquista jogadores para que invistam muitas horas em busca de se tornarem mais fortes — Foto: Reprodução/Steam

20. Warframe - PS4, XB, PS5, XBSX/S, SW, PC

Semelhante a Destiny 2, porém em um gênero diferente, Warframe traz poderosos guerreiros em armaduras robóticas que se enfrentam em terceira pessoa com armas e movimentos acrobáticos. O jogo também foca em elementos de PvE (Jogador vs. Ambiente), onde um grupo de usuários pode se reunir para completar diversos tipos de missão enquanto fortalecem seus personagens ao subir de nível. No momento, o game não é cross-play, mas há planos para tornar o jogo compatível entre diferentes plataformas. Também foram anunciadas versões mobile para o futuro.

Warframe é um game com poderosos guerreiros tecnológicos e uma estrutura de investir várias horas para se fortalecer semelhante à de Destiny 2 — Foto: Reprodução/Steam

Confira os outros 30 títulos grátis nas galerias

15 fotos
Lista oferece opções para PS4, Xbox One, PS5, Xbox Series X/S, Switch, Android, iPhone (iOS) e o PC

15 fotos
Lista oferece opções para PS4, Xbox One, PS5, Xbox Series X/S, Switch, Android, iPhone (iOS) e o PC
CRYPTOSHIPS: NOVO GAME NFT ESTILO CRYPTOCARS COM "BAIXO" INVESTIMENTO

CRYPTOSHIPS: NOVO GAME NFT ESTILO CRYPTOCARS COM "BAIXO" INVESTIMENTO

Mais do TechTudo