Campeonatos

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


A LOUD voltou a vencer a FURIA Esports neste domingo (20) e entrou de vez na luta pela liderança do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) 2022. O confronto era tido como uma oportunidade de revanche da FURIA, que havia sido derrotada pela mesma adversária em sua estreia na primeira rodada da competição. No entanto, a LOUD dominou o duelo contra sua rival e emplacou sua quarta vitória em sequência. Esse resultado fez a tabela de classificação ficar com um total de cinco equipes empatadas na liderança, com sete vitórias cada.

A rodada deste domingo (20), que marcou o começo do segundo turno, se destacou também pela derrota da KaBuM! Esports no duelo contra a INTZ. A partida tinha os Ninjas como favoritos, mas os Intrépidos chegaram buscando a recuperação na competição e, apesar de alguns erros, chegaram à vitória. Mais detalhes sobre a quinta semana você confere a seguir. Lembrando que o torneio é transmitido ao vivo nos canais oficiais do CBLOL na Twitch, no YouTube e na Nimo TV.

CBLOL: LOUD vence a FURIA e fica empatada na liderança com a mesma rival e outras três equipes — Foto: Divulgação/LOUD

Fim das sequências

De um lado, a FURIA Esports, que iniciava a rodada de sábado (19) buscando sua oitava vitória seguida. Do outro, a Netshoes Miners, uma equipe que teve um começo surpreendente no CBLOL 2022, mas que caiu de produção, chegando a cinco derrotas em seus últimos cinco jogos. Com dois times em fases opostas, o duelo já possuía um favorito antes mesmo de começar. Essa ideia até se confirmou nos primeiros 20 minutos, com a FURIA dominando o confronto e chegando a abrir quase 10 mil de vantagem no ouro. Porém a previsão acabou por não se concretizar no final das contas.

A Miners conseguiu se aproveitar de alguns momentos de distração de seus adversários, executar bons pickoffs e começar a encontrar seu espaço pelo mapa. Aos 29 minutos, o caçador Park "Croc" Jong-hoon (Viego) fez um roubo milagroso de Barão e colocou de vez sua equipe de volta ao jogo. A FURIA manteve o confronto bastante equilibrado e ainda contou com Filipe "Ranger" Brombilla (Lee Sin) para devolver o roubo no Barão seguinte, mas não foi o suficiente. No final, a Miners confirmou uma bela virada para encerrar tanto sua sequência de derrotas como a sequência de vitórias da FURIA.

Após liderar sua equipe até a virada no duelo, Croc foi MVP da partida entre Miners e FURIA — Foto: Divulgação/CBLOL

Espaço para surpresas

O domingo (20) contou com muitos jogos entre equipes do topo da tabela contra times que ainda buscam seu espaço na zona de classificação. O favoritismo se concretizou em alguns destes duelos, como nas vitórias da RED Canids Kalunga sobre a Rensga Esports e da Liberty contra a paiN Gaming. No entanto, a partida entre KaBuM! Esports e a penúltima colocada INTZ quebrou essa lógica. A postura inesperada dos Intrépidos resultou em um dos confrontos mais surpreendentes do dia.

A INTZ começou fazendo um excelente draft, colocando todos os seus jogadores na zona de conforto. Depois, fez um early game muito dominante em todas as rotas e quase chegou a 10 mil de vantagem no ouro. Apesar de alguns erros durante o confronto, a INTZ se manteve na vantagem e assegurou a vitória após garantir a alma do dragão e vencer a luta decisiva aos 29 minutos. Assim, a KaBuM! perdeu a chance de assumir a liderança isolada e a INTZ continua sonhando com os playoffs.

Apesar da vitória, INTZ continua um pouco distante da zona de classificação para a próxima fase — Foto: Reprodução/INTZ

Começa o segundo turno

A rodada deste domingo (20) marcou o início do segundo turno desta etapa do CBLOL 2022. Isso significa que todas as equipes já se enfrentaram uma vez na competição e que veremos uma repetição desses encontros até o final da fase de pontos. Apesar da derrota na partida contra a Netshoes Miners, a campeã simbólica do primeiro turno foi a FURIA Esports, que conquistou sete vitórias, mesmo número de vitórias da KaBuM! Esports, mas ficou à frente nos critérios de desempate. Apesar dos dois tropeços pelo caminho, as duas equipes foram as mais consistentes até aqui e começaram o segundo turno como favoritas na busca pelo título.

Ao final da primeira rodada do segundo turno, a tabela se tornou uma total confusão. As derrotas da KaBuM! e da FURIA abriram o caminho para LOUD, Liberty e RED Canids Kalunga entrarem de vez na luta pela liderança do CBLOL 2022. São cinco equipes empatadas com sete vitórias e um turno inteiro ainda para definir suas respectivas colocações. Correndo por fora, está a sexta colocada Netshoes Miners, que renasceu nesta quinta semana após enfrentar uma complicada sequência de cinco derrotas.

Com derrotas para a Netshoes Miners e LOUD, FURIA Esports perdeu a chance de se isolar na liderança — Foto: Divulgação/FURIA

Resultados da Semana 5 de CBLOL

Sábado (19/02)

  • FURIA Esports 0 x 1 Netshoes Miners
  • paiN Gaming 0 x 1 RED Canids Kalunga
  • Flamengo Esports 0 x 1 KaBuM! Esports
  • LOUD 1 x 0 Rensga Esports
  • INTZ 0 x 1 Liberty

Domingo (20/02)

  • RED Canids Kalunga 1 x 0 Rensga Esports
  • INTZ 1 x 0 KaBuM! Esports
  • Liberty 1 x 0 paiN Gaming
  • Flamengo Esports 0 x 1 Netshoes Miners
  • FURIA Esports 0 x 1 LOUD

CBLOL 2022 – Tabela de Classificação

Colocação Equipe Vitórias–Derrotas
FURIA Esports 7–3
KaBuM! Esports 7–3
RED Canids Kalunga 7–3
Liberty 7–3
LOUD 7–3
Netshoes Miners 5–5
INTZ 3–7
paiN Gaming 3–7
Flamengo Esports 2–8
10° Rensga Esports 2–8

Próximos jogos (Semana 6)

Sábado (26/02)

  • FURIA Esports x Flamengo Esports (13h)
  • LOUD x RED Canids Kalunga (14h)
  • Rensga Esports x Liberty (15h)
  • KaBuM! Esports x paiN Gaming (16h)
  • Netshoes MIners x INTZ (17h)

Domingo (27/02)

  • Flamengo Esports x LOUD (13h)
  • INTZ x FURIA Esports (14h)
  • paiN Gaming x Netshoes Miners (15h)
  • Liberty x RED Canids Kalunga (16h)
  • Rensga Esports x KaBuM! Esports (17h)

Com informações LoL Esports, lol.fandom e Liquipedia

Mais do TechTudo