Celular

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

O Galaxy S22 Ultra foi lançado recentemente com a promessa de melhorias no conjunto fotográfico de 108 MP. No entanto, o celular Samsung de ponta ficou atrás do rival iPhone 13 Pro no ranking de qualidade da câmera feito pelo site DXOMark, especializado em testes de câmera.

No experimento, o Galaxy S22 Ultra obteve 131 pontos, o suficiente para ocupar apenas a 14ª posição do ranking geral. Já o iPhone 13 Pro marcou 137 pontos, ocupando a quarta colocação. Vale ressaltar que esta análise foi feita com o celular Samsung equipado com processador Exynos 2200. O modelo à venda no Brasil traz chip Snapdragon 8 Gen 1.

Galaxy S22: confira 7 fatos sobre o celular Samsung

Galaxy S22: confira 7 fatos sobre o celular Samsung

O DXOMark concluiu que o Galaxy S22 Ultra tem como principais vantagens a qualidade das fotos com fundo desfocado, o balanço de branco nas imagens e as cores agradáveis tanto em exposição normal quanto em modo zoom. Em gravação de vídeo, o dispositivo tem foco automático rápido e suave, boa estabilização de vídeo ao caminhar e tom de pele adequado como os seus principais destaques.

Já como pontos negativos, o S22 Ultra tem foco automático lento e ruído nas fotos em ambientes com muita luz. Há também perda de detalhes em partes escuras de fotografias com HDR ligado, além de balanço de branco instável em gravações de vídeo com pouca luz. De acordo com o DXOMark, outro ponto fraco do aparelho são as gravações feitas em movimento, que perdem nitidez.

Galaxy S22 Ultra tem um conjunto quádruplo de câmeras na parte traseira — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

A câmera traseira do Galaxy S22 Ultra é composta por um sensor principal de 108 megapixels, um ultrawide de 12 MP e duas câmeras teleobjetivas com 10 MP cada. O celular consegue filmar em resolução 8K com até 24 quadros por segundo.

Já o iPhone 13 Pro teve as seguintes características destacadas em seu teste: cores agradáveis e alta qualidade de imagem em todas as situações fotográficas, boa performance em fotos e vídeos no formato selfie, com bons detalhes em ambientes com muito brilho e em locais fechados também.

iPhone 13 Pro Max é um dos smartphones que estão na frente do S22 Ultra — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Os aspectos negativos da câmera do aparelho da Apple incluem poucos detalhes em fotos de longo alcance, além de um tom de pele pouco natural, e alguns ruídos em certas fotos no formato selfie.

As cinco primeiras colocações do ranking da DXOmark estão ocupadas com o Huawei P50 Pro com 144 pontos, seguido do Xiaomi Mi 11 Ultra com 143 pontos, e do Huawei Mate 40 Pro+ e seus 139 pontos. O iPhone 13 Pro e 13 Pro Max estão na quarta e quinta posições, respectivamente.

Com informações de DXOmark (1/2)

6 fatos sobre o iPhone 13! Preços, novidades e tudo que você precisa saber!

6 fatos sobre o iPhone 13! Preços, novidades e tudo que você precisa saber!

Mais do TechTudo