Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


A BlueStacks anunciou uma nova plataforma que permite aos usuários criarem modificações (mods) para jogos em dispositivos Android. Os novos sistemas, chamados Creator Studio & Creator Hub, podem realizar alterações em games criados nas engines Cocos, Unity e Unreal com novos efeitos e mudanças gráficas. Os títulos são modificados gratuitamente e jogados direto no navegador pelo serviço de streaming de jogos mobile Now.gg ou em seu PC pelo emulador BlueStacks X, na aba Creator Hub do programa.

Além de criar seu próprio mod, o usuário também poderá compartilhar o resultado para que mais pessoas o acessem na plataforma. Vale ressaltar que o serviço para realizar as modificações já está disponível.

Exemplo de versão modificada com animações personalizadas — Foto: Divulgação/BlueStacks

As modificações nos games podem ser realizadas em poucos cliques através do "Creator Studio". São três níveis de complexidade: básico, intermediário e avançado. No modo básico, usuários conseguem alterar cores do jogo, como em um filtro de Instagram, enquanto no intermediário é possível adicionar efeitos na tela quando algo acontece, como imagens ao abater um adversário ou chegar à vitória. Por último, em avançado, função a ser adicionada no futuro, será possível alterar as texturas dos objetos do jogo em 2D e 3D, como roupas de um avatar.

Uma vez modificado, o game deve ser compartilhado através de um link simples que o usuário pode enviar para seus amigos: basta clicar nele para jogar a versão modificada. Sua criação também pode ser enviada para o Creator Hub, onde é possível navegar entre as criações de outras pessoas e escolher algumas delas para experimentar.

Novas ferramentas Creator Studio e Creator Hub da BlueStacks permitirão criar mods para jogos mobile no Now.gg e BlueStacks X — Foto: Reprodução/BlueStacks

Outra opção é o usuário visualizar as versões modificadas antes de jogar, o que pode ajudar na hora de escolher qual game se divertir. Existe ainda a possibilidade de fazer o upload de gifs tanto do computador quanto na plataforma Giphy para adicionar ao mod que você está criando. Isso permite, por exemplo, pegar um meme que está em alta e colocar no seu jogo favorito.

O CEO e fundador da BlueStacks e Now.gg, Rosen Sharma, afirmou que até 2025 a maioria dos jogadores de games mobile jogará seus jogos com modificações. "Imagine procurar um jogo e encontrar versões personalizadas com mods de seus jogadores, streamers e fãs favoritos", comentou.

Um dos principais streamers de games mobile, Jonathan "Aevatrex" Fermin, comentou como jogos de PC possuem milhares de modificações criadas, mas que isso não era possível no celular até agora. Ele ainda completa: "Um dos meus mods favoritos, por exemplo, é aquele em que o personagem Mr. Bean aparece dançando no evento de vitória no jogo Lords Mobile".

Mais do TechTudo