Telefonia
Publicidade

Por Danilo Paulo de Oliveira, para o TechTudo

Luciana Maline/TechTudo

Os spams são mensagens com propagandas e ofertas de serviços que nem sempre o destinatário está interessado em adquirir. O Brasil é líder mundial de spam por ligação telefônica e a quantidade de conteúdo assim não para de crescer, inclusive em forma de SMS. Confira a seguir todos os detalhes sobre o assunto e aprenda como se livrar desse tipo de inconveniente.

Já existem algumas formas de realizar o bloqueio das mensagens de texto indesejadas – com ou sem aplicativos de terceiros. Esses métodos estão disponíveis tanto no Android quanto no iPhone (iOS). As incômodas mensagens podem ser anúncios das próprias operadoras de telefonia ou mesmo tentativas de fraude. Na internet não faltam reclamações sobre esse abuso.

SPAM por SMS tem se tornado uma prática cada vez mais comum, mas há formas de combatê-lo — Foto: Reprodução/TechTudo

Como cancelar spam por SMS no iPhone (iOS)

As versões mais recentes do iOS contam com um filtro de SMS capaz de identificar automaticamente algumas mensagens de spam, mas nem todas são reconhecidas pelo sistema. Para bloquear um número específico que manda spam, abra o app Mensagens, vá até a conversa com os spam e siga o seguinte passo a passo:

Passo 1. Toque no número do remetente.

Passo 2. Selecione “Info” e toque em “bloquear este chamador”, conforme as capturas de tela abaixo.

Como bloquear spam de SMS no iPhone — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

Como cancelar spam por SMS no Android

O aplicativo de mensagens pode variar dependendo do smartphone Android, mas geralmente o processo padrão para bloquear spam é parecido. No app de mensagens nativo do Android (geralmente presente em smartphones da Motorola e Lenovo), o usuário deve percorrer o seguinte caminho:

Passo 1. Abrir o aplicativo de mensagens e selecionar o chat contendo spam.

Passo 2 .Tocar nos três pontinhos perto do número do spam, ir em “Informações” e selecionar “Bloquear e denunciar spam”, conforme as capturas de tela abaixo.

Como bloquear spam de SMS no Android. — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

O aplicativo de mensagens padrão do Android conta com um sistema que informa ao usuário sobre possíveis spams ou fraudes. Embora ele ainda deixe passar muito conteúdo do tipo, a Google informa que o sistema é aprimorado conforme os usuários bloqueiem e denunciem esses números.

Apps para impedir spam no Android e iPhone (iOS)

Outra forma de remover esse tipo de mensagem é utilizando aplicativos gratuitos na App Store e Google Play Store. Um dos mais utilizados é o TrueCaller, disponível para Android e iPhone. O app tem uma espécie de lista de bloqueio com números conhecidos pelo envio frequente de spam. Também é possível bloquear manualmente qualquer número de telefone.

Brasil é campeão mundial de spam telefônico, segundo Truecaller — Foto: João Balbi/TechTudo

Bloqueando spam por meio de comandos

Alguns sistemas de envio de spam contam com cancelamento facilitado. Geralmente as mensagens SMS costumam vir das próprias operadoras de telefonia. Para cancelar o recebimento desses anúncios, o usuário pode responder enviando uma mensagem com a palavra “SAIR”. Alguns comandos geralmente aceitos também são “PARE” e “DESCADASTRAR”.

Abaixo está uma lista com os números das principais operadoras:

Se ainda assim o spam continuar, vale a pena ligar para a operadora e fazer uma reclamação no serviço de atendimento.

Lista do Procon

Os Procons de cada estado também contam com serviços para solicitar a interrupção dos contatos com fins publicitário, inclusive por SMS. O nome da ferramenta muda de acordo com cada unidade federativa. No Distrito Federal, por exemplo, os brasilienses devem recorrer ao “Me Respeite”, enquanto o estado de São Paulo fornece o “Não Me Ligue”. As companhias têm o prazo de 30 dias para cumprir a solicitaçã.

Mais do TechTudo