Por Bruno Magalhães, para o TechTudo


Pokémon Legends: Arceus vendeu um total de 6,5 milhões de unidades no mundo todo após menos de uma semana do lançamento. O game, exclusivo do Nintendo Switch, bateu o recorde de Pokémon Sword e Shield, que registraram 6 milhões de vendas no mesmo intervalo de tempo. A informação foi divulgada pela Nintendo nas redes sociais na noite desta última quinta-feira (3).

Considerando apenas o Japão, Pokémon Legends: Arceus também se estabeleceu como a segunda maior estreia do console híbrido no país, alcançando 1,43 milhões de unidades físicas em três dias. Apesar do bom desempenho, Animal Crossing: New Horizons segue no topo do ranking japonês, com 1,88 milhões de cópias vendidas no período. Segundo a revista Famitsu, esses números não consideram as cópias digitais.

Pokémon Legends: Arceus tem desempenho de vendas forte na primeira semana após lançamento — Foto: Divulgação/Nintendo

Os dados foram divulgados logo após o novo relatório com os resultados financeiros da Nintendo no último trimestre. Além do Nintendo Switch ter ultrapassado a marca de 103 milhões de unidades comercializadas, ele se estabeleceu como o quinto console mais vendido da história, superando o Wii e o PS1.

No que diz respeito a softwares, 766,41 milhões de títulos foram vendidos no total até 31 de dezembro de 2021. Dentre esses, três jogos da franquia Pokémon estão entre os dez games mais vendidos da plataforma. O primeiro a aparecer na lista é Sword/Shield, que ocupa a quinta posição com 23,90 milhões de unidades no total. Na sequência vêm Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee, com 14,33 milhões na oitava posição, e Brilliant Diamond/Shining Pearl, com 13,97 milhões de vendas na nona colocação.

Pokémon Legends: Arceus já mostrava indícios de sucesso no dia do seu lançamento, em 28 de janeiro. Além da boa recepção da crítica especializada, o jogo registrou mais de 481,5 mil espectadores simultâneos na Twitch, batendo o recorde de audiência da franquia na plataforma de streaming.

Em Pokémon Legends: Arceus, cada monstrinho acompanha uma série de tarefas na Pokédex — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Mudança de direção

Após décadas sob uma fórmula engessada, Pokémon Legends: Arceus traz uma nova premissa à famosa série de monstrinhos. Os jogadores agora podem explorar cenários abertos sob uma perspectiva em terceira pessoa e capturar os pokémon em tempo real de forma muito mais direta e intuitiva.

Toda a aventura se passa na região de Sinnoh, de Diamond e Pearl, mas muitos anos no passado, quando ainda se chamava Hisui. Nesta época, sequer havia o conceito de treinadores ou uma Liga Pokémon. O principal objetivo é catalogar os monstrinhos da região e criar a primeira pokédex da história.

A fórmula acabou por render comparações com The Legend of Zelda: Breath of the Wild, especialmente pelo estilo visual e foco na exploração. Dependendo do sucesso e da aceitação do público, há grandes chances de que alguns elementos sejam reaproveitados em jogos futuros da série.

Com informações de Nintendo (1 e 2) e Gamesight

Mais do TechTudo