Smartwatches

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Reprodução/Apple

O Apple Watch ajudou uma mulher de 71 anos a descobrir que estava com câncer no pulmão. O caso aconteceu no começo de março deste ano, na cidade de São Petersburgo. Após Raylene Hackenwerth sofrer uma queda repentina e desmaiar, o seu relógio acionou automaticamente o número da emergência local. Já no hospital, exames constataram a doença na idosa, que já iniciou o tratamento.

O paramédico Joshua Stevens, que esteve envolvido no primeiro atendimento de Raylene, disse ao jornal ABC Action News que a comunicação de emergência do Apple Watch costuma ajudar bastante no atendimento de casos como esse. Segundo o profissional da saúde, a precisão do sistema de geolocalização é um dos diferenciais do relógio.

Raylane Hackenwerth, com seu filho Jason: idosa descobriu que tinha câncer após atendimento médico de emergência — Foto: Reprodução/WFTS

O recurso de detecção de quedas está disponível no relógio da Apple desde os modelos Apple Watch SE e Apple Watch 4. Ao identificar uma variação brusca de posição, o smartwatch aciona um contador de 60 segundos. Caso o próprio usuário não interrompa a contagem, o dispositivo envia uma mensagem ou liga para os números que estão programados, compartilhando assim as coordenadas.

Casos como o da Raylene Hackenwerth não são incomuns. Recentemente, um ciclista americano sofreu uma queda enquanto pedalava e ficou inconsciente, sem conseguir ligar para o socorro por conta própria. O serviço de emergência recebeu as coordenadas enviadas de forma automática pelo Apple Watch e rapidamente chegou ao local do acidente.

Apple Watch 6 é um dos modelos que conta com a detecção de quedas — Foto: Divulgação/Apple

Em outro caso, no Arizona, também nos Estados Unidos, um policial acabou esfaqueado após atender uma ocorrência. Sem conseguir contato por rádio com a sua central para pedir ajuda, o Sargento Sosa, caído com um ferimento na perna, apenas se comunicou com a sua colega de trabalho, Gloria Wheeler, por meio do recurso de ligação do smartwatch da Apple.

Com informações de ABC Action News

Mais do TechTudo