Campeonatos
Publicidade

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


As equipes paiN Gaming e Liberty asseguram, neste domingo (20), as duas últimas vagas dos playoffs da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) 2022. Após uma rodada dramática, a dupla conseguiu superar a LOUD nos critérios de desempate, deixou a rival fora da disputa e respira aliviada com o desfecho da fase de pontos. Já no topo da tabela de classificação, quem saiu comemorando de verdade foi a KaBuM! Esports, que encerrou a primeira fase na liderança e conquistou a vantagem de escolher sua oponente na primeira rodada das eliminatórias.

Os playoffs começam já na próxima sexta-feira (25) às 13h, horário oficial de Brasília. A primeira série melhor de cinco partidas (MD5) desta fase já será um confronto de eliminação entre Netshoes Miners e Liberty. A transmissão dos jogos continua ao vivo nos canais oficiais do CBLOL na Twitch, no YouTube e na Nimo TV. Veja, seguir, mais detalhes sobre a última semana da fase de pontos do CBLOL 2022.

paiN Gaming e Liberty conquistaram as duas últimas vagas nos playoffs do CBLOL 2022 1º Split — Foto: Divulgação/paiN Gaming

O sábado do Trem e da Matilha

A rodada de sábado (19) iniciou com a derrota da Rensga Esports pela paiN Gaming, o que encerrou suas chances de avançar para a próxima fase. No entanto, o dia também teve duas equipes comemorando a confirmação da vaga nos playoffs. A primeira foi a RED Canids Kalunga, que tinha um jogo teoricamente fácil contra a lanterna e já eliminada INTZ. O confronto acabou sendo bem mais dramático do que o esperado, inclusive com os Intrépidos tendo vantagem de ouro por uma boa parte do tempo. No final, a RED contou com a excelente atuação de Gabriel "Aegis" Saes (Lee Sin) para chegar à vitória e assegurar a vaga.

Mais tarde, no último jogo de sábado (19), foi a vez do duelo entre LOUD e Netshoes Miners. As equipes estavam com o mesmo número de vitórias na tabela de classificação e possuíam a chance de garantir a vaga nos playoffs com a vitória. Devido ao que estava em jogo, era esperado um duelo muito equilibrado entre ambas as equipes, mas a LOUD não fez uma boa atuação e viu sua rival dominar o jogo de ponta a ponta. Com Park "Croc" Jong-hoon (Graves) voltando a ser seu destaque absoluto, a Miners conquistou uma vitória tranquila e a passagem direta para os playoffs.

RED Canids e Netshoes Miners confirmaram presença nos playoffs durante a rodada de sábado (19) — Foto: Divulgação/Riot Games

As últimas vagas

A rodada deste domingo (20) tinha suas atenções voltadas para a batalha pelas duas últimas vagas. paiN Gaming, LOUD e Liberty estava com nove vitórias cada. Era necessário ganhar e e também contar com uma ajuda dos critérios de desempate para garantir a sobrevivência para os playoffs. A Liberty fez sua parte ao vencer a INTZ em uma partida rápida de 25 minutos e ainda contou com uma boa ajuda da Rensga Esports. Embora tenham sido derrotados pela LOUD, os Cowboys resistiram por um tempo suficiente para que a Liberty pudesse confirmar a classificação nos critérios de desempate, que seria o tempo acumulado de vitórias.

Com a Liberty confirmada na próxima fase, restava saber quem ficaria com a sexta e última vaga, LOUD ou paiN Gaming. A decisão só veio no duelo entre paiN e RED Canids Kalunga, este que foi o último jogo do dia e também da fase de pontos. A princípio, parecia que o draft executado pelos Tradicionais havia sido inferior ao da Matilha, mas, na prática, o resultado foi muito diferente do imaginado. A paiN soube executar bem sua composição, dominou a RED depois da fase de rotas e fechou o jogo para ir aos playoffs.

LOUD venceu neste domingo (20), mas não conseguiu a vaga nos playoffs — Foto: Divulgação/LOUD

A liderança é dos Ninjas

A KaBuM! Esports encerrou a fase de pontos com a liderança. Em uma tabela de classificação onde o equilíbrio entre as equipes reinou desde o começo da primeira etapa, os Ninjas foram mais consistentes que seus rivais e atualmente são os favoritos a levarem a primeira taça do ano no cenário brasileiro. Sua principal rival nessa batalha pela liderança era a FURIA Esports, mas a KaBuM! conseguiu vencer sua adversária no sábado (19) e praticamente confirmou a primeira colocação com antecedência.

Neste domingo (20), uma vitória tranquila contra o Flamengo Esports permitiu que a equipe encerrasse a primeira fase isolada na liderança. Com os resultados, a KaBuM! chegou a 13 vitórias em 18 jogos disputados, o que também lhe rendeu uma posição privilegiada na fase eliminatória e a vantagem de escolher a equipe que gostaria de enfrentar no seu primeiro duelo. Sua escolha foi a RED Canids Kalunga, que encerrou a fase de pontos na terceira colocação.

Parang e Wiz foram os destaques da KaBuM! Esports durante a fase de pontos — Foto: Divulgação/Riot Games

Resultados da Semana 9 de CBLOL 2022

Sábado (19/03)

  • paiN Gaming 1 x 0 Rensga Esports
  • FURIA Esports 0 x 1 KaBuM! Esports
  • Flamengo Esports 0 x 1 Liberty
  • INTZ 0 x 1 RED Canids Kalunga
  • LOUD 0 x 1 Netshoes Miners

Domingo (20/03)

  • Liberty 1 x 0 INTZ
  • Rensga Esports 0 x 1 LOUD
  • Netshoes Miners 0 x 1 FURIA Esports
  • KaBuM! Esports 1 x 0 Flamengo Esports
  • RED Canids Kalunga 0 x 1 paiN Gaming

CBLOL 2022 – Tabela de Classificação

Colocação Equipe Vitórias–Derrotas
KaBuM! Esports 13–5
FURIA Esports 12–6
RED Canids Kalunga 11–7
paiN Gaming 10–8
Netshoes Miners 10–8
Liberty 10–8
LOUD 10–8
Rensga Esports 6–12
Flamengo Esports 5–13
10° INTZ 3–15

Próximos jogos (Playoffs)

Sexta-feira (25/03)

  • Netshoes Miners x Liberty (Rodada 1 da Chave Inferior) – 13h

Sábado (26/03)

  • KaBuM! Esports x RED Canids Kalunga (Semifinal 1) – 13h

Domingo (27/03)

  • FURIA Esports x paiN Gaming (Semifinal 2) – 13h

Com informações de LoL Esports, Liquipedia e lol.fandom

Mais do TechTudo