Campeonatos
Publicidade

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


A Liberty venceu a FURIA Esports no último jogo da rodada deste domingo (13) e respirou na luta por uma vaga nos playoffs da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) 2022. Já classificada para a próxima fase, a líder FURIA chegou ao jogo como ampla favorita, já que a adversária carregava uma sequência de cinco derrotas seguidas. No entanto, a Liberty entrou em Summoner's Rift com a postura certa para encerrar de vez a péssima fase, que se iniciou no segundo turno da competição, e contou com mais uma grande atuação de Willyan "Wos" Bonpam (Alistar) para seguir sonhando com a próxima fase.

A rodada ainda teve como destaques a bela virada da paiN Gaming para cima da LOUD e a vitória da Netshoes Miners sobre a KaBuM! Esports. Ambos os resultados deixaram em aberto a classificação de equipes como a própria LOUD e a RED Canids Kalunga para a próxima fase. Confira a seguir esses e outros destaques da penúltima semana da fase de pontos do CBLOL 2022. Lembrando que a competição é transmitida nos canais oficiais do CBLOL na Twitch, no YouTube e na Nimo TV.

Em grande atuação de "Wos", Liberty venceu a FURIA e acabou com sequência negativa no segundo turno — Foto: Divulgação/Riot Games (Bruno Alvares)

Primeiros classificados

Até o início da rodada de sábado (12), ainda não havia equipes matematicamente classificadas para os playoffs. Embora estivessem em uma situação muito confortável na tabela, FURIA Esports, RED Canids Kalunga e KaBuM! Esports chegaram à rodada preparadas para buscar a classificação. A primeira a conquistar o objetivo foi a KaBuM, que realizou o jogo mais longo da etapa contra a LOUD. Os Ninjas souberam lidar com a composição de bastante poke da LOUD e dominaram os objetivos para chegar à 11° vitória na primeira etapa e confirmar presença nos playoffs.

Já FURIA Esports e RED Canids Kalunga fizeram o jogo da semana no sábado (12). A princípio, o duelo dava indícios de que a Matilha se sairia vitoriosa. A FURIA cometeu alguns erros individuais nos primeiros minutos e concedeu uma boa vantagem aos adversários. No entanto, a RED não conseguiu colocar em prática a proposta de sua composição e viu os Panteras tomarem o controle da partida de pouco em pouco. Aos 38 minutos, a FURIA garantiu a vitória, assumiu a liderança e também garantiu a passagem para a próxima fase.

FURIA Esports e KaBuM! Esports foram as primeiras equipes a confirmar a classificação para a próxima fase — Foto: Divulgação/LoL Esports

O retorno de Trap

O topo da Rensga Esports Shin "Trap" Seung-min havia recebido uma suspensão de três jogos no CBLOL 2022 por conta de conduta inadequada nas filas ranqueadas. Nesse período, atuou Alvaro "Edger" Martins, o topo titular da Rensga Academy. Ele não foi muito bem em sua reestreia na competição na partida contra a Netshoes Miners, mas fez seu papel ao ajudar a Rensga a conquistar uma vitória surpreendente contra a FURIA Esports e outra contra o Flamengo Esports, antes de se despedir da equipe principal.

A suspensão de Trap foi encerrada neste domingo (13), quando ocorreu o duelo contra a INTZ. O sul-coreano teve um draft bastante favorável, pois conseguiu escolher seu campeão favorito, o Yone. Com uma atuação dominante na fase de rotas e sendo muito impactante nas lutas entre equipes, Trap mostrou mais uma vez a razão de seu nick antigo ser "YoneKing" e levou sua equipe para mais uma vitória. O resultado deixa os Cowboys ainda sonhando com os playoffs, embora as chances sejam bem remotas.

Trap foi o MVP da partida entre Rensga e INTZ — Foto: Reprodução/CBLOL

Vagas quase definidas

Os resultados da Semana 8 da primeira etapa deixaram apenas FURIA Esports e KaBuM! Esports 100% confirmados para os playoffs da competição. O restante das vagas seguem em disputa, e o jogo que mais tornou esse cenário uma realidade foi entre paiN Gaming e LOUD. Caso os Tradicionais fossem derrotados, eles permaneceriam com sete vitórias na tabela e deixariam a porta da sexta vaga em aberto para Rensga Esports e Flamengo Esports. No entanto, ao chegar à oitava vitória, faltando apenas uma semana de primeira etapa, a paiN possui apenas a Liberty como grande ameaça.

A oitava colocada Rensga Esports conta com seis vitórias e só pode empatar com a paiN na tabela de classificação, mas precisaria vencer seus dois últimos jogos, um deles sendo contra a própria paiN, torcer por resultados paralelos e ainda superar suas rivais nos critérios de desempate. Um pouco acima na tabela, mas ainda precisando buscar resultados, estão RED Canids Kalunga, LOUD e Netshoes Miners. A última semana da fase de pontos acontece nos dias 19 e 20 de março e definirá de vez as seis equipes participantes dos playoffs.

paiN Gaming venceu da virada a LOUD, saltou na tabela e depende apenas de si para chegar aos playoffs — Foto: Divulgação/paiN Gaming

Resultados da Semana 8 de CBLOL

Sábado (12/03)

  • Netshoes Miners 1 x 0 Liberty
  • Flamengo Esports 0 x 1 Rensga Esports
  • LOUD 0 x 1 KaBuM! Esports
  • FURIA Esports 1 x 0 RED Canids Kalunga
  • INTZ 0 x 1 paiN Gaming

Domingo (13/03)

  • KaBuM! Esports 0 x 1 Netshoes Miners
  • Rensga Esports 1 x 0 INTZ
  • RED Canids Kalunga 0 x 1 Flamengo Esports
  • paiN Gaming 1 x 0 LOUD
  • Liberty 1 x 0 FURIA Esports

CBLOL 2022 – Tabela de Classificação

Colocação Equipe Vitórias–Derrotas
FURIA Esports 11–5
KaBuM! Esports 11–5
RED Canids Kalunga 10–6
Netshoes Miners 9–7
LOUD 9–7
paiN Gaming 8–8
Liberty 8–8
Rensga Esports 6–10
Flamengo Esports 5–11
10° INTZ 3–13

Próximos jogos (Semana 9)

Sábado (19/03)

  • paiN Gaming x Rensga Esports (13h)
  • FURIA Esports x KaBuM! Esports (14h)
  • Flamengo Esports x Liberty (15h)
  • INTZ x RED Canids Kalunga (16h)
  • LOUD x Netshoes Miners (17h)

Domingo (20/03)

  • Liberty x INTZ (13h)
  • Rensga Esports x LOUD (14h)
  • Netshoes Miners x INTZ (15h)
  • KaBuM! Esports x Flamengo Esports (16h)
  • RED Canids Kalunga x paiN Gaming (17h)

Com informações de LoL Esports, lol.fandom e Liquipedia

Mais do TechTudo