Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Krunker é um jogo mobile de tiro FPS com multiplayer gratuito com versões para Android e iPhone (iOS). O game da desenvolvedora Yendis Entertainment foi lançado em 29 de janeiro de 2019 e se popularizou como uma opção rápida para jogar em PCs mais limitados, uma vez que pode rodar em qualquer sistema por meio do navegador, seja o computador Windows, Mac, Chrome OS ou Linux. Para começar a jogar, basta acessar, o site krunker.io e clicar para entrar imediatamente em uma partida. Há também uma versão para download, caso o jogador prefira.

Krunker é um game de tiro multiplayer gratuito que pode ser jogado diretamente em seu navegador — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

O que é o jogo?

O modo principal de Krunker é o Deathmatch (mata-mata) em times, no qual até 8 jogadores se enfrentam nos mapas, com opções de classes e armamentos distintos. A jogabilidade é bastante simples: o teclado é usado para se mover e o mouse, para atirar. Ao ser eliminado, é possível retornar rapidamente à partida, o que torna o ritmo bem dinâmico. A performance do jogador durante o game garante pontos que podem ser utilizados para comprar itens de personalização para o personagem.

Em quais plataformas está disponível?

Em sua versão para navegador, Krunker pode ser jogado em qualquer computador. No site do game, há a opção "download our client", que baixa uma versão instalável para Windows e Mac, para atender aos jogadores que preferem se divertir fora do navegador. No celular, o game está disponível em app próprio na Google Play Store e na App Store.

Os controles de Krunk são simples, com W, A, S, D para o movimento e o mouse para atirar — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Como jogar?

Ao acessar o site krunker.io, é possível ver a mensagem "click to play" no centro da tela. Basta clicar nela para entrar na partida como convidado. Os controles são fáceis de aprender. As teclas W, A, S, D controlam o movimento, a barra de espaços faz com que o personagem pule, Shift serve para abaixar e R, para recarregar a arma. O mouse controla a visão do personagem, enquanto o botão direito serve para mirar e o esquerdo, para atirar.

Modos de jogo e classes

Krunker oferece 13 classes diferentes para escolher. Algumas são bloqueadas no início e cada uma delas têm seu armamento próprio — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Além do Deathmatch, o jogo oferece vários outros modos, como o Free-for-All (cada um por si), captura de bandeira e Hardpoint, em que há uma disputa pelo controle de pontos de interesse. Krunker oferece também ferramentas para modificar o jogo e criar seus próprios mapas, o que permite que usuários criem servidores não oficiais. Para acessá-los, basta clicar em "servers" e experimentar. Algumas opções envolvem invasões de zumbis, percursos de parkour, entre outras possibilidades.

Para alterar sua classe e seus armamentos, basta clicar em "customize", do lado direito da tela. O jogo oferece 13 classes diferentes para escolher, mas vale ressaltar que algumas que precisam ser desbloqueadas. São elas: Triggerman, Hunter, Run N Gun, Spray N Pray, Vince, Detective, Marksman, Rocketeer, Agent, Runner, Bowman, Commando e Trooper.

Mais do TechTudo