Jogos de corrida
Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Gran Turismo 7, simulador de corrida da Polyphony Digital, atingiu a pior nota de usuários para um jogo da Sony no site agregador de análises Metacritic. Lançado em 4 de março para PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5) para celebrar os 25 anos da franquia, GT7 conta com nota 1,8 de usuários e 8,7 de crítica na versão do PS5. Os jogadores têm reclamado de problemas como exigência de conexão com a Internet, microtransações e preço dos carros, críticas que só aumentaram após uma manutenção de servidor deixar a campanha inacessível por mais de 24 horas.

Gran Turismo 7 atingiu a pior nota de usuários para um jogo da Sony no site de avaliações Metacritic — Foto: Reprodução/Gran Turismo

Desde seu lançamento, o jogo já havia recebido críticas pelo elemento online permanente do game, além carros que custam muito mais caro que no jogo anterior Gran Turismo Sport. A situação piorou na última quinta-feira (17) com a atualização 1.07 do jogo. O update diminuiu a quantidade de créditos que jogadores recebiam em certas corridas e tornou mais difícil comprar veículos sem que o usuário gastasse dinheiro real para obter créditos. Por conta disso, usuários começaram a protestar e levaram a nota do game no Metacritic a 4,1.

A atualização, no entanto, contava com um bug que exigiu uma manutenção de emergência no dia 18 de março. Inicialmente, ela levaria 24 horas, mas se estendeu além do esperado. Com isso, as críticas aumentaram e a nota do game passou para 2,3, até chegar a 1,8, com mais de seis mil avaliações de jogadores. As notas colocaram o jogo no topo das piores avaliações da Sony, superando títulos como World of Warriors do PS4 com nota 2,9 e NBA 10 The Inside do PSP com nota 3,0.

Gran Turismo 7 chegou à nota 1,8 de usuários no site Metacrtic com mais de 6.600 avaliações — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

O criador da série e diretor de Gran Turismo 7, Kazunori Yamauchi, pediu desculpas pelo ocorrido em uma publicação no site oficial logo após o jogo voltar ao ar, no dia 18. Ele explicou que, por um problema que não havia sido encontrado durante os testes, precisaram interromper a atualização 1.07 para proteger os dados de jogo dos usuários até lançar um conserto com a versão 1.08. O diretor defendeu também o preço dos carros ao afirmar que a relação com dinheiro real representa seu valor e raridade, mas que deseja que usuários possam aproveitar o jogo mesmo sem microtransações e que anunciará novidades adicionais para resolver isso no futuro.

O sétimo capítulo da popular franquia de corrida da Sony prometeu uma experiência nostálgica para fãs que a acompanham desde o PlayStation One e também uma boa porta de entrada para usuários que queiram conhecer mais da cultura automobilística. O jogo conta com elementos clássicos da franquia, como o retorno de seu modo campanha onde o usuário começa com um piloto novato e pode adquirir novos carros durante sua jornada. Há também novidades como um modo musical Music Rally em que o usuário corre com batidas de uma música.

Com informações de Eurogamer, Metacritic (1 e 2), GT Planet, The Drive, Game Rant, Gran Turismo Blog, Video Games Chronicle

Mais do TechTudo