TVs

Por Vitor Garcia, para o TechTudo

Divulgação/LG

As smart TVs estão cada vez mais presentes nas casas dos brasileiros. Além de cumprir a função habitual de uma televisão, ela possibilita uma série de usos como acessar plataformas de streaming e até mesmo efetuar videochamadas. O que poucos usuários sabem, no entanto, é que também é possível jogar na TV sem a presença de um videogame ou PC.

É claro que não são jogos extremamente pesados ou complexos, mas eles podem facilmente te salvar do tédio, além de ser uma boa atividade para juntar toda a família. Confira abaixo algumas opções de como jogar na sua smart TV, com diferentes sistemas e marcas.

Loja de aplicativos da LG, com algumas opções de jogos para Smart TV — Foto: Vitor Garcia/TechTudo

1. LG

As smart TVs da fabricante sul-coreana LG possuem um sistema operacional próprio, chamado webOS. Entre diferentes aplicativos de streaming para assistir a vídeos ou ouvir música, a empresa também disponibiliza um hub com uma boa quantidade de jogos.

Para acessá-lo, basta ir até a LG Content Store (a loja de aplicativos da LG) por meio do controle remoto e escolher a opção "aplicativos". Na lista que surgirá, selecione "Tudo" e depois "Jogo" para abrir as opções disponíveis. Feito isso, só resta escolher o jogo, clicar em "Instalar" e se divertir.

Os jogos geralmente são bem simples, sendo controlados pelo próprio controle remoto do seu aparelho de TV.

As TVs inteligentes da Samsung também possuem seu próprio sistema operacional, o Tizen. Assim como nas TVs LG, a instalação de jogos desenvolvidos para a plataforma é muito simples, bem similar ao processo com qualquer outro aplicativo na loja do equipamento.

Por meio do controle remoto da sua TV, pressione o botão "Smart Hub" e, na tela, selecione o ícone "APPS". Na parte superior, escolha o ícone dos jogos (similar ao desenho de um controle de videogame) e surgirão na tela os aplicativos disponíveis. Basta selecionar o jogo e clicar em "Instalar" que, em poucos segundos, ele já estará disponível para jogar utilizando o controle remoto da sua TV.

Android TV também permite jogar na smart TV — Foto: Divulgação/Semp

Com sistema operacional baseado no Android e desenvolvido pelo Google, os aparelhos com Android TV têm conexão direta com a Google Play Store e, assim, uma grande diversidade de jogos disponíveis na plataforma. Estão disponíveis, para a televisão, jogos como Asphalt 8: Airborne e o famoso Pac-Man.

Alguns modelos a partir de R$ 1.300 como a Full HD Semp 43S5300 ou a TCL S615 (ambas disponíveis a partir de 32 polegadas) são opções de aparelhos com o sistema operacional Android TV.

Para acessar a loja de aplicativos da sua Android TV, aperte o botão "Home" no controle remoto e, em seguida, selecione a opção "Aplicativos". Lá, é possível encontrar o ícone da Play Store, pela qual você navegará de maneira muito similar à loja de aplicativos do celular Android.

Apple TV, set-top box com serviço de jogos e possibilidade de conexão de controles via Bluetooth — Foto: Divulgação/Apple

A Apple TV não é um sistema operacional de TV como os itens anteriores, mas sim um media center desenvolvido pela empresa americana. É possível controlá-lo pelo iPhone e ainda baixar aplicativos e jogos.

Por se tratar de um hardware separado que deve ser ligado na sua TV (podendo ser smart ou não), todo o processamento fica a cargo deste equipamento, que pode ser adquirido a partir de R$ 2.169. Um diferencial da Apple TV é aceitar a instalação de controles externos por conexão Bluetooth da maioria dos consoles atuais, o que facilita a jogabilidade.

A plataforma Apple Arcade está disponível por meio de assinatura mensal. Para acessá-la, abra a App Store pelo controle remoto e acesse a aba "Arcade". Role até o fim da página e clique em "Ver todos os jogos". Depois disso, escolha o jogo e clique em "Instalar".

A Steam está disponível em diferentes plataformas, — Foto: Divulgação/Steam

A Steam, Valve, é um dos serviços de streaming de jogos mais populares entre usuários de PCs, com inúmeros títulos disponíveis. A plataforma também pode ser instalada nas smart TVs.

Para ter acesso, basta baixar o aplicativo na loja do seu equipamento, procurando por "Steam Link". Após instalado, você precisará ter uma conta do serviço para começar a utilizá-lo, podendo criar no site da empresa, caso ainda não tenha.

Com informações de Apple, LG, Samsung, Semp e Steam

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de abril de 2022.

Mais do TechTudo