Carros Smart

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


Um vídeo que circula pela internet mostra o carro autônomo da Cruise, divisão da General Motors (GM), "fugindo" de uma abordagem policial de rotina. Isso aconteceu na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, que já é conhecida por testar serviços de carros sem motorista. De acordo com as informações do New York Post, não há como precisar quando a cena foi gravada, mas as imagens foram postadas nas redes sociais no dia 1º de abril.

O veículo em questão estava operando à noite sem os faróis ligados, o que motivou a abordagem policial. O vídeo mostra o momento em que o oficial da lei se aproxima do carro e, ao constatar que não havia nenhum motorista, tenta abrir a porta, sem sucesso.

Cruise opera serviço de táxi autônomo na cidade de São Francisco — Foto: Divulgação/Cruise

Quando ele vira as costas e retorna para a sua viatura, o carro da Cruise começa a andar novamente, atravessa o cruzamento adiante e para poucos metros à frente, seguido pela viatura policial, que o aborda novamente.

No Twitter, o perfil oficial da Cruise afirmou que o carro do vídeo não estava fugindo do policial, pois o veículo apenas andou alguns metros para estacionar em um local mais seguro, como orienta a programação da sua inteligência artificial.

Carro autônomo da Cruise (GM) — Foto: Divulgação/Cruise

Por outro lado, a fabricante não deixou claro o motivo que fez o veículo trafegar com os faróis apagados — se foi uma falha ou uma decisão técnica. Vale ressaltar que o serviço ainda está em período de testes.

A Cruise é uma divisão da GM dos Estados Unidos responsável pela construção e manutenção de uma rede de carros autônomos. Em fevereiro de 2022, a empresa conquistou o direito de oferecer serviço de táxi sem motoristas, somente na cidade de São Francisco.

Com informações de New York Post

Mais do TechTudo