Jogos casuais
Publicidade

Por Matheus Hoffmann, para o TechTudo


O Rei do Pitaco é um fantasy game disponível para PC e para celulares Android e iPhone (iOS). Como o Cartola FC, o jogo permite que os usuários escalem jogadores em seus times virtuais e somem pontos de acordo com a performance dos atletas na vida real. Os usuários com melhores colocações em cada liga podem receber prêmios, como carros, motos, consoles PlayStation 5 (PS5), iPhone e quantias em dinheiro.

Diferente de outras plataformas, o Rei do Pitaco é um daily fantasy sports, também conhecido como disputas de tiro curto. Isso significa que, ao invés de premiar os jogadores apenas no final das temporadas, o jogo oferece as recompensas ao fim de cada rodada, assim como o Cartola Express lançado para o Campeonato Brasileiro de 2022. No entanto, para jogar algumas ligas é necessário pagar um valor em dinheiro. Confira, a seguir, mais detalhes sobre o game e como ele funciona.

Rei do Pitaco é um fantasy game no estilo de Cartola que premia jogadores rodada a rodada — Foto: Reprodução/Rei do Pitaco

O que muda em relação ao Cartola?

As estatísticas das performances dos jogadores em Rei do Pitaco são fornecidas pela Footstats, a mesma empresa que abastece os dados do Cartola FC. Porém, o game tem algumas diferenças consideráveis em relação ao seu concorrente direto. A primeira delas é o fato de se tratar de uma disputa de tiro curto, onde não é preciso esperar o fim da temporada para ser premiado, apenas as rodadas dos campeonatos. O Cartola lançou o modo Express para a atual temporada, mas este não é o seu foco.

Na hora da escalação, também há uma mudança: é possível adicionar cinco jogadores no banco de reservas, o que pode garantir pontos extras. Elas podem ser feitas até o último minuto antes da rodada começar. O Rei do Pitaco ainda oferece mais ligas em sua plataforma. É possível escalar jogadores das Séries A e B do Brasileirão, Copa do Brasil, Premier League (Campeonato Inglês), La Liga (Campeonato Espanhol), Bundesliga (Campeonato Alemão), Série A (Campeonato Italiano), Eliminatórias da Copa do Mundo, Copa do Nordeste e Liga dos Campeões. Confira, a seguir, o passo a passo para começar a jogar.

Como jogar o Rei do Pitaco?

Passo 1. Antes de jogar o Rei do Pitaco, é preciso se cadastrar na plataforma. Se você optar por jogar no PC, basta acessar o site (https://www.reidopitaco.com.br/) e fazer o cadastro com seu e-mail e senha ou conta Google. Quem prefere jogar no smartphone ainda precisa fazer o download do game na App Store ou Google Play.

Par jogar o Rei do Pitaco, é preciso entrar com e-mail e senha ou conta Google — Foto: Reprodução/Matheus Hoffmann

Passo 2. Assim que entrar na plataforma, você pode escolher uma liga para jogar. Algumas ligas exigem ingresso pago, com valores que podem chegar a mais de R$ 100. Se você deseja jogar em ligas pagas ou criar ligas personalizadas, é preciso depositar créditos.

Além das ligas gratuitas, o Rei do Pitaco oferece ligas pagas com prêmios ainda maiores — Foto: Reprodução/Matheus Hoffmann

Passo 3. Para depositar créditos, basta clicar em "Perfil" e, em seguida, "Depositar". Escolha seu método de pagamento favorito e selecione o valor desejado. Até o momento, é possível usar Pix, PicPay ou cartão de crédito.

Para participar de ligas pagas, é preciso depositar créditos no Rei do Pitaco — Foto: Reprodução/Matheus Hoffmann

Passo 4. Com créditos na conta, basta escalar seu time. Primeiro, selecione um campeonato e uma formação tática. Depois, clique no botão "+" nas posições do campo para convocar jogadores. É preciso definir os 11 jogadores titulares, o técnico e os cinco jogadores do banco de reservas. Por fim, clique em salvar escalação.

Rei do Pitaco permite escalar 11 jogadores titulares, cinco reservas e um técnico — Foto: Reprodução/Matheus Hoffmann

Passo 5. Como as premiações são feitas por rodadas, caso você seja um dos vencedores, o valor da recompensa é depositado automaticamente no seu saldo do app. Para sacar, clique em "Perfil", depois em "Sacar", digite o valor desejado e suas informações bancárias.

É muito simples sacar valores em dinheiro no Rei do Pitaco — Foto: Reprodução/Matheus Hoffmann

Rei do Pitaco é seguro?

Segundo informações do site oficial do Rei do Pitaco, o game já tem mais de 1,6 milhão de downloads, 1,2 milhão de usuários ativos e R$ 20 milhões distribuídos em prêmios. Atualmente, o jogo é um dos patrocinadores de diferentes campeonatos nacionais de futebol. Porém, em buscas relacionadas à "Rei do Pitaco" na Internet, é possível encontrar diversos relatos negativos dos usuários, com problemas que vão desde o cadastro no game até escalação dos times, saque e depósito.

Muitos jogadores também reclamaram sobre a falta dos bônus em créditos, que deveria entrar na conta logo no momento do cadastro. No site, é possível encontrar suporte com Perguntas Frequentes Respondidas. Já nas redes sociais, existem outros canais de comunicação, onde a empresa se mostra presente e responde usuários insatisfeitos.

Com informações de Rei do Pitaco (1, 2 e 3), Google Play e ReclameAqui.

Mais do TechTudo