Apps

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O Google Play ganhou uma nova seção para detalhar o uso de informações coletadas feito pelos apps. Intitulada "Segurança de Dados", a área foi criada para garantir mais transparência sobre como os aplicativos coletam, compartilham e garantem a segurança de informações pessoais. Assim, os usuários conseguem saber não apenas quais dados são coletados, mas também com quais objetivos.

A novidade, lançada nesta terça-feira (26), é parte de uma série de medidas voltadas à privacidade dos usuários que a Google tem implementado desde o Android 11. O recurso já pode ser verificado na loja de aplicativos do Android, na versão desktop ou no celular, e depende da inserção de informações pelos próprios desenvolvedores, que têm o prazo de até 20 de julho para enviar os dados solicitados pela Play Store.

Google Play ganha nova seção de Segurança de Dados para tornar mais claro como aplicativos tratam dados do usuário — Foto: Raquel Freire/TechTudo

A nova seção fica na página do aplicativo na Google Play Store. Para acessar, é simples: ao encontrar um app na loja, basta rolar a tela para baixo e checar a aba "Segurança de Dados" (ou "Data safety", se seu celular estiver em inglês).

Nessa seção, os desenvolvedores devem explicar uma série de questões. Entre elas, estão se dados pessoais são coletados e com qual objetivo, se o app compartilha os dados com terceiros, quais são as práticas de segurança de informação (como, por exemplo, criptografia de dados em trânsito), se eles validaram as práticas e obedeceram aos padrões globais de segurança, entre outros.

O campo pretende dar maior poder de decisão ao usuário antes de baixar um aplicativo. Sempre que os recursos ou a forma como os dados são tratados mudarem, os desenvolvedores deverão atualizar o formulário disponibilizado pela Play Store.

Seção Segurança de Dados do Google Play vai mostrar como apps coletam e compartilham dados dos usuários — Foto: Divulgação/Google

Esta não é a única medida adotada pelo Google para aumentar a segurança de dados no seu sistema móvel. O lançamento do Android 12, em outubro de 2021, trouxe o Privacy Dashboard — um painel de privacidade em que usuários podem ver um relatório de acessos à localização, à câmera e ao microfone feitos nas últimas 24 horas pelos apps instalados no celular.

A mais recente versão do sistema operacional também avisa automaticamente quando um app está acessando a câmera ou o microfone. A notificação — que aparece em verde, no canto superior direito da tela — também tem como objetivo tornar mais claro para o usuário como os seus dados são utilizados.

Com informações de Google (1 e 2)

Veja também: Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Mais do TechTudo