Publicidade

Por Igor Oliveira, para o TechTudo


Um novo game da série Tomb Raider foi confirmado pela Crystal Dynamics nesta terça (5). O jogo será desenvolvido a partir da Unreal Engine 5, motor gráfico recém-lançado da Epic Games, mas não teve detalhes como data de lançamento ou plataformas em que ficará disponível divulgados. O anúncio do jogo foi realizado durante o evento State of Unreal 2022, dedicado para novidades sobre a Unreal Engine 5.

Durante a apresentação, Dallas Dickinson, diretor geral da franquia Tomb Raider, comentou o que esperar da nova aventura de Lara Croft: “Uma experiência cinemática de alta qualidade”. Vale lembrar que o novo motor gráfico já está disponível para baixar e promete mudanças profundas no desenvolvimento de games.

Tomb Raider terá um novo game já baseado na Unreal Engine 5; ainda não foram revelados detalhes de lançamento e plataformas disponíveis — Foto: Divulgação/Crystal Dynamics

👉 Qual é o melhor Tomb Raider? Opine no Fórum do TechTudo

A franquia de Lara Croft voltou aos holofotes em 2013, com o lançamento de Tomb Raider para PlayStation 3 (PS3), Xbox 360 e PC, mostrando as origens da exploradora. A narrativa recebeu mais dois capítulos: Rise of the Tomb Raider, em 2015, e Shadow of the Tomb Raider, de 2018, ambos para a geração de PlayStation 4 (PS4) e Xbox One. Portanto, o novo jogo da Crystal Dynamics será o primeiro da história principal desde 2018 e deve chegar aos principais consoles de nova geração, como PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S.

Os três games seguem um padrão na jogabilidade: exploração de áreas abertas, trazendo elementos de furtividade e tiroteios acelerados. Além disso, os jogos contam ainda com mecânicas de árvore de habilidades, tumbas opcionais e se destacaram com os quebra-cabeças criados, uma vez que aumentaram a sensação de exploração aventureira e arqueológica.

Games de Tomb Raider têm exploração, furtividade e combates à distância — Foto: Reprodução/Epic Games Store

Unreal Engine 5

Mesmo antes de sua quinta geração, a plataforma Unreal Engine se destaca por facilitar o desenvolvimento de jogos, já que traz uma espécie de base para que estúdios não precisem criar um jogo modelado em 3D do zero. O motor gráfico facilita a dedicação a aspectos mais específicos dos games, como sua história, design, entre outros detalhes. Entretanto, apesar de ser referida como um motor gráfico, a Unreal Engine conta com recursos além de intermediação na geração de imagens em tela.

Durante 2021, a Epic Games mostrou o potencial da nova plataforma ao lançar a demo The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience. Com tecnologias inovadoras na incidência de luz, capacidade de sustentar mundos abertos e gráficos realistas com alta resolução, o motor promete ser a próxima geração de qualidade em games. Vale ressaltar que a Unreal Engine 5 já está disponível e conta com duas demos disponíveis para os usuários.

Com informações de IGN, Gamespot

Mais do TechTudo