Redes sociais
Publicidade

Por Raquel Freire, para o techTudo


A expectativa pela volta do Orkut despertou muitas dúvidas entre os usuários. Desde que o domínio orkut.com foi reativado, na última quarta-feira (27), os internautas querem saber quando a rede social, extinta em 2014, vai voltar a funcionar e se já é possível criar uma conta na plataforma. O assunto é o mais buscado no Brasil nesta quinta-feira (28), de acordo as tendências de pesquisas diárias da ferramenta de análise Google Trends.

Mas o fato é que ainda há muita incerteza sobre a volta do site criado por Orkut Büyükkökten, enquanto o engenheiro de software turco trabalhava no Google. Para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o assunto, o TechTudo compilou tudo o que se sabe até o momento sobre o possível ressurgimento da rede social mais popular do Brasil no início dos anos 2000. Entenda, a seguir, se o Orkut voltou, se já é possível criar conta na rede e recuperar fotos postadas na antiga plataforma.

Possível volta do Orkut intriga internautas; esclareça dúvidas sobre o possível retorno da plataforma — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

O orkut está volta?

O domínio orkut.com foi reativado na quarta-feira (27), mas isso não significa que a volta da rede social está garantida. A página traz um comunicado oficial, assinado pelo próprio Orkut Büyükkökten, em que ele afirma: "Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. [...] E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!".

A mensagem dá a entender que uma nova plataforma está para ser lançada, e os dizeres sobre conexão entre pessoas reforçam a ideia de que se trate de uma rede social. O uso da logomarca do finado site fortalece o sentimento de que se trata de uma nova versão do Orkut, talvez resgatando os recursos mais amados da antiga rede, mas com uma roupagem diferente.

No entanto, o texto, que traz versões em inglês e português, é bastante aberto a interpretações. O futuro projeto poderia também ser algo completamente diferente — ou nem mesmo vir a ser lançado.

Volta do Orkut aparece como assunto mais pesquisado no Google Trends — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Posso criar uma conta no Orkut?

Não. O domínio orkut.com não traz qualquer forma de login ou formulário para criação de conta. Existe apenas um espaço, ao final do comunicado, para quem quiser registrar seu e-mail e receber as novidades sobre o novo projeto de Orkut Büyükkökten em primeira mão.

Comunicado no orkut.com permite registrar e-mails para receber novidades sobre projeto envolvendo o Orkut — Foto: Reprodução/Orkut.com

Consigo recuperar as fotos do Orkut?

Não. Atualmente, o endereço orkut.com não apresenta suporte às contas que já existiram na plataforma. O Google, dono da rede social, encerrou o site em 2014 e permitiu baixar as imagens até setembro de 2016. Além de fotos, os usuários puderam salvar dados como depoimentos e scraps usando o Google Takeout. Quem não realizou o procedimento até o prazo de expiração perdeu os arquivos para sempre.

Prazo para salvar fotos e dados da conta do Orkut terminou em 2016 — Foto: Reprodução/TechTudo

As comunidades do Orkut vão voltar?

Não se sabe se o Orkut vai voltar, nem em quais termos. Mesmo que a rede social retorne, é possível que as ferramentas sejam diferentes ou sequer existam. O Google chegou a manter um acervo de comunidades que permitia ler as discussões públicas mesmo após o fim do prazo de download. Porém, a consulta ao banco de dados, com mais de 51 milhões de comunidades, foi encerrada em maio de 2017.

Comunidades do Orkut eram populares na rede social no início dos anos 2000 — Foto: Reprodução/Orkut

Por que o Orkut acabou?

Quando o Orkut acabou, em 30 de setembro de 2014, a maioria dos usuários protestou. Mas a verdade é que a rede social, popular principalmente no Brasil e Índia, há anos sofria com a perda de espaço para o Facebook.

Em artigo de 2010, o TechTudo previa que "2011 será o ano do Facebook no Brasil". E, de fato, a empresa de Mark Zuckerberg abriu um escritório no país neste exato ano, que marcou a disparada do número de usuários brasileiros na rede azul.

Orkut Büyükkökten, criador da rede social que levou seu nome — Foto: TechTudo

Em entrevista ao TechTudo, em 2017, Orkut Büyükkökten declarou que "as redes sociais que não evoluem ao longo do tempo correm o risco de ficar desatualizadas ou irrelevantes", atribuindo o fim do Orkut à falta de updates. Vale lembrar que a rede social nasceu em 2004, em uma era anterior à massificação dos smartphones, e sua transição para o mundo mobile não foi bem sucedida.

Com informações de Orkut

Veja também: Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

Mais do TechTudo