Jogos simuladores
Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


RimWorld é um game de estratégia e simulação desenvolvido pela Ludeon Studios . O game desafia jogadores a construir uma colônia de sobreviventes e resistir a uma série de condições extremas. O grande diferencial do jogo é um sistema de narração que cria uma narrativa diferente a cada partida. RimWorld está disponível para PC (Windows, Mac e Linux) por R$ 65,99 nas lojas digitais Steam, Epic Games Store e GOG (GOG Galaxy).

RimWorld é um jogo de estratégia complexo com uma história emergente criada por um narrador de inteligência artificial — Foto: Reprodução/Steam

👉 Quais os melhores jogos de estratégia para Android? Comente no Fórum TechTudo!

A história de RimWorld acompanha um grupo de sobreviventes cuja nave caiu em um planeta alienígena e eles precisam construir um novo veículo para voltar para casa. Ao iniciar a campanha, o jogador pode escolher, entre três inteligências artificiais distintas, quem será o narrador de sua história. A função pode ser desempenhada por Cassandra Classic, Phoebe Chillax ou Randy Random, cada um com características próprias e oferecendo níveis diferentes de dificuldade.

O planeta é gerado de maneira procedural a cada partida e os sobreviventes podem ser aleatórios ou escolhidos pelo jogador. Cada tipo de personagem tem habilidades, características, ferimentos ou mesmo um passado que afetam como eles funcionam no jogo. Por conta desses detalhes, alguns podem se recusar a fazer certos trabalhos ou não estarem aptos para combate, dentre outras possibilidades. Novos sobreviventes podem ser recrutados durante as partidas e os já existentes podem desenvolver sentimentos, relacionamentos e até enlouquecer.

O jogo é extremamente complexo em seus elementos de administração e permite construir abrigos para sua colônia, caçar e domar animais, estabelecer comércio com caravanas, observar relacionamentos entre seus sobreviventes e várias outras funções. Mas para sobreviver e desfrutar de todas as possibilidades, será preciso também enfrentar riscos como o clima extremo, incêndios, animais selvagens, alienígenas perigosos, piratas e saqueadores.

Apesar dos visuais simples, os temas tratados em RimWorld podem ser bastante sombrios — Foto: Reprodução/Steam

Banimento na Austrália

No início de março, RimWorld teve a uma suposta versão para consoles, que ainda não foi confirmada, recusada na Austrália por conta da classificação etária. O órgão Australian Classification Board emitiu uma recusa de classificação para o game onde cita "questões de sexo, uso indevido ou vício em drogas, crime, crueldade, violência, fenômenos repugnantes ou abomináveis que ofendem os padrões de moralidade, decência e propriedade geralmente aceitos por adultos razoáveis".

Após a recusa, o game foi removido da loja digital Steam na Austrália, algo que nem sempre ocorre quando os jogos recebem uma recusa de classificação nos consoles. Títulos como Postal 2: Share the Pain e Mother Russia Bleeds tiveram suas classificações recusadas, mas permaneceram na loja, enquanto jogos como Hotline Miami 2: Wrong Number foram removidos. A produtora pediu por uma revisão da classificação do game e aguarda pela resposta do órgão no dia 20 de abril.

Requisitos mínimos

RimWorld - Requisitos mínimos

Requisitos mínimos Configuração recomendada
Sistema operacional: Windows 7 ou MacOS 10.12 Windows 10
Processador: Intel Core 2 Duo E8400 Intel Core i7 2600k
Memória RAM: 4 GB 8 GB
Placa de vídeo: Intel HD Graphics 4000 Intel HD Graphics 4000 ou superior
Armazenamento: 1 GB de espaço disponível 1 GB de espaço disponível

Com informações de Steam (1 e 2), Epic Games Store, GOG, PC Gamer (1 e 2) e Techraptor

Mais do TechTudo