Por Vitor Garcia, para o TechTudo

Divulgação/Ford

Uma tecnologia desenvolvida pela Ford pode permitir a conexão de carros a semáforos inteligentes com a intenção de abrir caminho para ambulâncias, carros de resgate, bombeiros e polícia, além de controlar o trânsito de forma inteligente diminuindo o consumo e aumentando a segurança nas cidades. O sistema está em testes desde 2020 em Aachen, na Alemanha.

A ideia é tornar o tráfego mais eficiente e seguro, evitando acidentes durante a passagem dos veículos em cruzamentos movimentados. Logo após a passagem do carro, os semáforos voltam a operar de maneira normal, passando pelo amarelo e retornando para o vermelho, se assim estiverem programados.

Ambulância equipada com tecnologia C-V2X envia sinal para semáfoto inteligente, que fecha o cruzamento — Foto: Divulgação/Ford

A C-V2X foi testada em dois trechos com três semáforos consecutivos. Foi usado um veículo Ford Kuga equipado com unidades de bordo (para comunicação com a infraestrutura) e hardware de prototipagem de controle rápido (para executar o software protótipo no veículo), atuando como ambulância e veículo de passageiros para os diferentes cenários de teste.

Os engenheiros da Ford testaram o sistema como parte do projeto Corredor para a Nova Mobilidade Aachen-Düsseldorf, financiado pelo governo da Alemanha com apoio da Universidade de Aachen, da Vodafone e da cidade de Aachen.

Mais do TechTudo