Lançadores e buscadores

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O músico belga Tooths Thielemans, considerado o “rei da gaita”, é homenageado com um Doodle do Google nesta sexta-feira (29). A ilustração exibida na página inicial do buscador celebra o que seria o 100º aniversário do artista, que foi um expoente do jazz mundial e responsável por popularizar a gaita cromática. Ele se apresentou ao lado de artistas como Frank Sinatra e Stevie Wonder, e chegou a gravar um disco com Elis Regina. Tooths Thielemans morreu em 2016, aos 94 anos.

O Doodle de Tooths Thielemans foi criado pela artista norte-americana Melissa Crowton, e mostra uma ilustração colorida que retrata o artista tocando sua gaita, rodeado por diferentes instrumentos e notas musicais. A figura pode ser vista no buscador do Google aqui no Brasil, na Bélgica, país de nascimento do músico, nos Estados Unidos, nos Países Baixos, na Suíca e na Grécia.

Doodle homenageia 100º aniversário de Toots Thielemans, o "rei da gaita" — Foto: Reprodução/Google

Qual é o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo

Quem foi Tooths Thielemans

Tooths Thielemans nasceu no dia 29 de abril de 1922, em Bruxelas, na Bélgica. Aos três anos de idade, começou a tocar acordeon, chamando a atenção dos pais, que trabalhavam em um café. Na adolescência, conheceu a obra de Louis Armstrong, que o fez descobrir o jazz, gênero em que se destacou. Nos anos 40, se apresentou tocando violão e guitarra ao lado de grandes nomes do jazz e do blues, como Frank Sinatra, Ray Charles, Quincy Jones, Billy Joel e Stevie Wonder.

Tocando gaita, ficou famoso ao fazer parte da trilha sonora de filmes como “"Bonequinha de Luxo", de 1961, “Perdidos na Noite”, de 1969, e “Jean de Florette”, de 1986, além de comerciais de grandes marcas americanas, como Old Spice e Firestone. Também é dele o solo de gaita da abertura da série norte-americana Vila Sésamo.

Durante a carreira, Tooths Thielemans gravou 21 discos, sendo um deles ao lado de Elis Regina, na década de 1960.O músico encerrou a carreira oficialmente em 2014, quando parou de se apresentar “para não decepcionar seu público”. Ele faleceu no dia 22 de agosto de 2016, enquanto dormia, um mês após ter sido hospitalizado devido a uma queda.

Com informações de Google e G1

Veja também: como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Mais do TechTudo