Transporte
Publicidade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


A Uber anunciou, na última terça-feira (5), uma atualização no aplicativo de motoristas que modificará a tela de solicitações de viagens. A partir de agora, os condutores poderão visualizar o endereço de destino antes de aceitar a corrida. O recurso, bastante desejado pelos profissionais, estava sendo testado em algumas cidades desde o ano passado, mas agora passa a funcionar em municípios de grande e médio porte de todas as regiões do país.

Até então, os motoristas só tinham acesso ao endereço final do trajeto após o início da viagem. Antes de aceitar a corrida, o aplicativo exibia apenas uma localização aproximada da região de destino. Essa prática desagradava alguns condutores, que tinham que optar por aceitar corridas sem saber previamente o destino final, o que poderia prejudicar suas rotas de trabalho. A falta das informações também levantava questionamentos sobre a segurança dos profissionais.

Motoristas do Uber saberão endereço final e valor da corrida antes de aceitar as viagens — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Uber aceita cachorro no carro para viagem? Descubra no Fórum do TechTudo

Segundo Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da Uber, a atualização dará mais elementos para que motoristas parceiros possam decidir antecipadamente quais corridas desejam realizar. “O objetivo da mudança foi tornar cada oferta ainda mais clara, fornecendo mais detalhes das viagens que estão sendo solicitadas. Além de ser um recurso que deve contribuir para maior tranquilidade dos parceiros, a gente espera que a nova ferramenta também possa melhorar a experiência dos usuários ao reduzir os motivos de cancelamento pelos parceiros", afirmou.

A mudança também fará com que os motoristas tenham acesso a outra informação importante de forma antecipada: o valor total, em reais, a ser ganho com aquela viagem. No modelo anterior, o cartão de oferta exibia uma estimativa do preço da corrida, com base em valores fixos de tempo e distância da viagem. Agora é possível saber exatamente quanto aquele trajeto vai render antes de aceitar a viagem.

O valor da corrida exibido na tela mostrará, inclusive, o adicional de preço dinâmico, quando esse recurso estiver ativo naquela viagem devido à falta de demanda. Antes da mudança, o aplicativo só exibia um multiplicador do ganho final das viagens, sem detalhar o real valor.

Novo modelo do cartão de oferta de viagens da Uber permite que motorista saiba endereço final e valor a receber antes de aceitar a corrida — Foto: Divulgação/Uber

Para que esse novo modelo de exibição de preço se tornasse possível, o cálculo de ganhos do motorista nas viagens deixou de ser fixo e passou a incluir mais variáveis, como o trajeto realizado até encontrar o passageiro, o horário do dia e o perfil da viagem. Sendo assim, o condutor poderá saber as viagens mais rentáveis no seu dia.

A Uber explica que, da mesma forma que o preço da corrida pode sofrer alterações para o passageiro quando há mudanças de rota ou no local de encerramento do trajeto, os ganhos dos motoristas também passarão a ser atualizados proporcionalmente de acordo com o percurso realizado e o tempo final da corrida.

Para o passageiro, as mudanças anunciadas pela Uber não afetarão em nada a experiência no aplicativo. Os usuários continuarão tendo acesso ao preço exato da corrida antes de pedir uma viagem. Entretanto, alguns passageiros temem que a disponibilização do endereço contribua para o aumento do cancelamento de corridas.

Veja também: Como pedir Uber pelo computador

Como pedir Uber pelo computador

Como pedir Uber pelo computador

Mais do TechTudo