Celular
Publicidade

Por Danilo Paulo de Oliveira, Para o TechTudo

Reprodução/Qualcomm

A Qualcomm já prepara o lançamento do inédito chip Snapdragon 7 Gen, que será destinado a smartphones intermediários. De acordo com informações que ventilam nos bastidores, o processador deve trazer desempenho gráfico próximo ao do Snapdragon 888, que equipa alguns dos celulares mais poderosos do momento, como Galaxy S21 e Xiaomi Mi 11.

Segundo rumores, o chip deverá contar com os núcleos ARM Cortex A-710 e Cortex A-510, que são as novas versões dos componentes utilizados no Snapdragon 888. Vale ressaltar que, até o momento, a companhia não confirmou nenhuma dessas informações. O nome do processador também ainda é uma incógnita, mas tudo leva a crer que ele se chamará Snapdragon 7 Gen 1.

Snapdragon 7 Gen deve adotar o mesmo formato da nomenclatura utilizada na versão topo de linha 8 Gen 1 — Foto: Divulgação/Qualcomm

A Qualcomm deve repetir a nomenclatura adotada no desejado Snapdragon 8 Gen 1, que foi anunciado em dezembro de 2021. O novo componente da Qualcomm deve substituir a linha Snapdragon 778G e 778G Plus, que marca presença em smartphones intermediários de marcas como Samsung e Motorola.

Além do desempenho aprimorado e de velocidades maiores, o novo chip também deve trazer um aumento na eficiência energética. A ficha técnica que vazou revela a existência de oito núcleos, sendo quatro deles de alto desempenho com velocidade máxima na casa dos 2,36 GHz. É importante mencionar que esses valores podem ser diferentes da versão final do processador.

Ficha técnica revela dados sobre o possível Snapdragon 7 Gen 1 — Foto: Digital Chat Station

Outro detalhe que chama atenção na suposta ficha técnica é a presença da GPU Adreno 662, o que resultar em um desempenho ligeiramente superior ao visto na Adreno 660 da geração passada, utilizada no Snapdragon 888. O processo de fabricação exibido é o de 4 nm, o mesmo do já lançado Snapdragon 8 Gen 1.

Com informações de XDA Developers

Mais do TechTudo