Redes sociais
Publicidade

Por Letícia Rosa, do home office


O WhatsApp Web virou meme nas redes sociais após uma atualização ocorrida na segunda-feira (25) causar lentidão e bugs no mensageiro. O update pretendia consertar os erros causados pela versão lançada em fevereiro - mas, em vez disso, causou insatisfação. Com vários usuários comentando os problemas apresentados pelo WhatsApp Web, o assunto alcançou o topo dos trending topics do Twitter.

WhatsApp Web é criticado no Twitter após atualização que adicionou recurso de conexão em vários dispositivos; veja reações — Foto: SOPA Images / Getty Images

Entre as dificuldades relatadas pelos internautas, as principais são a demora para acessar a tela de conversas do WhatsApp Web e o histórico de mensagens enviadas pelo celular - que, em alguns casos, sequer chegou a aparecer. Usuários também apontaram bugs na parte de carregamento do software, com mensagens que pareciam permanecer em download "eternamente".

Além disso, nos comentários houve quem fizesse comparações com a versão anterior do WhatsApp para PC, com afirmações de que era muito mais rápida e assertiva do que o update mais recente. Por outro lado, a atualização foi feita justamente para testar a efetividade do novo recurso de conexão em múltiplos dispositivos - que permitiria acessar mensagens em até quatro locais diferentes.

Até o momento, não é possível saber com certeza o que causou esses problemas no mensageiro. O TechTudo tentou contato com o WhatsApp para entender qual poderia ser a causa e se havia previsão de conserto e, em nota, a assessoria do app respondeu que o “WhatsApp está ciente de que pessoas estão enfrentando atrasos ao carregar suas mensagens com segurança” e “já está trabalhando em melhorias para que a experiência volte ao normal em todos os dispositivos vinculados” (veja nota completa ao final da matéria).

Ainda que a insatisfação com o upgrade tenha gerado revolta nas redes sociais, alguns usuários aproveitaram a situação para fazer memes e piadas. Enquanto uns compararam a atualização com um "crime", outros apresentaram ideias do que fazer enquanto o WhatsApp Web carrega. Veja abaixo.

Vale ressaltar que, além dos erros trazidos pelo upgrade, fatores externos podem agravar os problemas de conexão. Por isso, veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a mitigar os bugs do WhatsApp Web.

Como resolver problemas no WhatsApp Web?

1. Erro na conexão

Quando a internet do computador ou do celular apresenta instabilidade, ela pode impedir que os softwares sejam utilizados da melhor maneira. No caso do WhatsApp, o mensageiro geralmente exibe um alerta que indica o erro na conexão. Há duas maneiras de verificar isso:

  • Checar o status da rede: confira se o aviso de que a internet está ruim é verdadeiro ao fazer testes de conexão. Para isso, basta desativar e ativar novamente o Wi-Fi, tanto no PC quanto no celular.
  • Reiniciar o software: algumas vezes a tela pode ficar congelada por causa de um bug, e, para resolver isso, basta fechar e abrir o software novamente. Assim, ele será forçado a dar um "boot" de reinicialização, o que pode corrigir eventuais erros.

Verifique o status da conexão de internet para saber se o WhatsApp Web está lento por causa disso — Foto: Reprodução/Letícia Rosa

2. Notificações ocultas no WhatsApp Web

No computador, as notificações emitidas pelo WhatsApp Web devem ser ativadas manualmente. No caso de os alertas não estarem aparecendo para o usuário, isto pode significar que eles estão desativados, ou ainda que a opção "Não perturbe" foi acionada.

Para que as notificações sejam exibidas, conceda a permissão ao apertar no pop-up em azul exibido acima das conversas. Após isso, toda vez que uma mensagem chegar, um alerta aparecerá no canto inferior direito da tela do computador, se o sistema operacional for Windows, ou superior, se for macOS.

Ative as notificações do WhatsApp Web para poder resolver erros — Foto: Reprodução/Marvin Costa

3. Vincule novamente o celular ao WhatsApp Web

Como a atualização permite que outros celulares sejam vinculados ao WhatsApp Web, pode ser interessante checar qual é o dispositivo conectado ao computador. Para isso, acesse Configurações > Aparelhos Conectados > selecione "Conectar um aparelho" > e use a câmera para ler o QR Code. Assim, será possível saber onde e em qual dispositivo o seu WhatsApp Web está conectado, de maneira que ele poderá ser usado sem que o celular precise de conexão.

Conecte um dispositivo ao WhatsApp Web para solucionar problema de Whatsapp não funciona — Foto: Reprodução/Letícia Rosa

O que o WhatsApp diz?

Veja abaixo a nota enviada pelo WhatsApp ao TechTudo:

“O WhatsApp está implementando novidades na versão do WhatsApp Web e do Desktop. Com esta atualização, será possível conectar o WhatsApp em até quatro dispositivos vinculados ao mesmo tempo, sem exigir que o telefone esteja online. Cada um destes dispositivos se conectará ao WhatsApp de forma independente, mantendo o mesmo nível de privacidade e segurança que as pessoas esperam do aplicativo garantido pela criptografia de ponta a ponta. Essas mudanças começaram a ser lançadas para os usuários em janeiro, e chegarão a todos os usuários de iOS em março e aos usuários de Android em abril. O feedback dos usuários mostrou que ainda há um caminho a ser percorrido. O WhatsApp está ciente de que pessoas estão enfrentando atrasos ao carregar suas mensagens com segurança no WhatsApp Web e no Desktop e já está trabalhando em melhorias para que a experiência volte ao normal em todos os dispositivos vinculados."

Veja também: Como fazer figurinha no WhatsApp Web sem instalar nada no PC

Como fazer figurinha no WhatsApp Web sem instalar nada no PC

Como fazer figurinha no WhatsApp Web sem instalar nada no PC

Mais do TechTudo