Placas
Publicidade

Por Raquel Freire, para o TechTudo

Divulgação/AMD

A AMD anunciou nesta segunda-feira (25) o desenvolvimento de uma nova tecnologia para reduzir o tempo de carregamento de jogos em computadores. Chamada de Smart Access Storage (SAS), a novidade foi apresentada durante o evento Computex 2022, que vai até sexta-feira (27). Rumores sobre o novo recurso corriam desde o início do mês e, apesar do anúncio oficial pela empresa, poucas informações foram divulgadas até agora. O que se sabe é que ela funcionará acelerando a análise de dados e o carregamento de texturas.

Para fins explicativos, pode-se comparar a nova Smart Acces Storage com o Direct Storage, padrão utilizado pela Microsoft que se tornou responsável pelo elogiado desempenho dos consoles Xbox Series X e S.

AMD anunciou a Smart Acess Storage nesta segunda-feira — Foto: Reprodução/AMD

Nos poucos instantes em que falou sobre a tecnologia, Frank Azor, arquiteto-chefe de soluções para jogos da AMD, revelou pouquíssimas informações mais profundas sobre ela. Sabe-se, contudo, que ela funcionará junto ao Smart Access Memory, recurso que possibilita utilizar o potencial máximo de uma placa de vídeo.

Dessa forma, a SAS também funcionaria reduzindo o tempo de carregamento em jogos de forma a direcionar à GPU parte do trabalho que a CPU faria — o que promete melhorar o desempenho e a experiência para jogos.

A empresa, contudo, não informou dados mais detalhados sobre a tecnologia — Foto: Divulgação/Unsplash (by Olivier Collet)

Com informações de Corsair, Tom's Hardware e Videocardz

Mais do TechTudo