Por Thássius Veloso e Rubens Achilles

O iPod está chegando ao fim depois de 20 anos. No começo desta tarde, a Apple informou que vai manter as vendas do reprodutor de música somente enquanto durarem os estoques. Na prática, isso significa que a companhia parou de produzir um dispositivo que foi o sonho de consumo de muitas pessoas ao longo do tempo. A empresa declarou que o iPod revolucionou a indústria da música, mas que hoje em dia existem formas mais interessantes de curtir faixas, álbuns e artistas.

De acordo com a Apple, os usuários encontram o Apple Music em dispositivos como o iPhone SE 2022, apontado como o “mais barato” da empresa, além de conseguirem ouvir músicas no Apple Watch e na caixa de som HomePod, que não está à venda no Brasil. Até mesmo o iPad é indicado para aproveitar este tipo de entretenimento.

iPod Touch sumiu da loja online da Apple no Brasil — Foto: Divulgação/Apple

A linha atualmente é composta somente pelo iPod Touch, que continuará sendo vendido enquanto durarem os estoques. No entanto, ele não é mais encontrado no site da Apple para o mercado brasileiro. O botão de "comprar" leva para uma página de erro. Normalmente ele é ofertado nas cores azul, prata, cinza espacial, ouro, rosa e vermelho.

Hoje em dia, o espírito do iPod permanece vivo. Nós integramos uma incrível experiência de música por todos os nossos produtos, do iPhone ao Apple Watch, passando pelo HomePod Mini, o Mac, o iPad e a Apple TV
— Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing da Apple

Tentativa de comprar iPod Touch leva a página de erro na Apple Brasil — Foto: Reprodução/TechTudo

O nome iPod surgiu pela primeira vez em 2001, como a resposta da Apple para o sucesso dos MP3 players que se popularizaram na década de 1990. Desde então, a empresa da maçã aprimorou o tocador de música e lançou modelos populares como iPod Mini, iPod Nano, iPod Shuffle e o mais recente iPod Touch, que chegou à sétima e última geração em 2019.

Em 2017, os formatos mais portáteis do aparelho, Nano e Shuffle, foram descontinuados. O iPod original, conhecido como Classic, já havia sido abandonado em 2014. Os modelos se tornaram obsoletos devido à ausência de conexão Wi-Fi, obrigando usuários a transferir músicas por meio de um computador.

Mais do TechTudo