Publicidade

Por Shoptime

Reprodução

Chegou a hora de trocar de geladeira, mas o que fazer com o equipamento antigo? Além de tentar vender ou doar, existe uma maneira correta de descartar eletrodomésticos, como geladeira, fogão, micro-ondas, máquinas de lavar roupa e louça, entre outros, principalmente, para não causar danos ao meio ambiente. O Shoptime explica a seguir.

Venda e doação

Se a sua geladeira ainda está funcionando, mesmo com alguns probleminhas em razão do tempo de uso, você pode tentar vendê-la para assistências técnicas e lojas de equipamentos usados, que costumam fazer os reparos necessários e revender. Essas empresas costumam ter veículo apropriado para buscar o aparelho.

Outra opção é anunciar o aparelho nas suas redes sociais para vender para algum conhecido ou oferecer como doação para uma pessoa ou família em necessidade.

Agora, se a geladeira, mesmo antiga, estiver funcionando perfeitamente, você pode doá-la para uma instituição ou ONG da sua cidade. Com certeza, eles vão conseguir aproveitar o eletrodoméstico ou encaminhá-lo para uma família. E você resolve dois problemas: não descarta um equipamento indevidamente e ajuda quem precisa.

Problemas do lixo eletrônico

Eletrodomésticos são produzidos com matérias-primas duráveis e o descarte incorreto pode ser altamente poluente para o meio ambiente.

Jogar fora um equipamento, por exemplo, em um terreno baldio ou um aterro despreparado para lixo eletrônico impacta o ecossistema local em razão do seu porte e sua composição, com materiais como metal e plástico, que poderiam ser reciclados.

Lixo descartado em áreas impróprias no meio ambiente pode se tornar local para proliferação de insetos, inclusive do mosquito da dengue, e ainda aumentar as chances de acidentes, enchentes e alagamentos.

E para as geladeiras, em especial, o descarte incorreto pode provocar liberação do gás CFC (clorofluorcarboneto), que é extremamente prejudicial à camada de ozônio.

Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos podem ser bioacumulativos e tóxicos, com presença de metais pesados, como mercúrio e chumbo. Caso sejam deixados em aterros, lixões ou terrenos baldios, esses componentes podem reagir com o solo por muito tempo, chegando a atingir os lençóis freáticos e prejudicar fauna e flora locais.

Como fazer o descarte corretamente

Se não é possível doar a geladeira velha, o descarte mais sustentável e correto é encaminhar o equipamento para uma cooperativa de reciclagem ou aterros preparados para receber esse tipo de material.

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), produtores, comerciantes e consumidores são todos responsáveis pela destinação final adequada de resíduos sólidos. Por isso, muitas empresas possuem pontos de logística reversa para receber eletrônicos e equipamentos de suas marcas.

Então, o primeiro passo é conferir se a própria fabricante da geladeira não possui algum sistema de descarte ou ponto de coleta.

Para lixo eletrônico em geral, se não houver um estabelecimento que faça a coleta, você pode tratar os equipamentos como lixo reciclado e encaminhar no dia da coleta seletiva do seu bairro. Porém, vai ser mais difícil fazer isso com uma geladeira. Então, nem pensar em abandonar o refrigerador velho na calçada.

Por outro lado, os próprios servidores da coleta seletiva, que passam com caminhão pelos bairros, podem oferecer alguma orientação.

Outra opção é buscar por serviços especializados em coleta de lixo eletrônico e equipamentos. A prefeitura da sua cidade pode ter empresas cadastradas - e devidamente fiscalizadas - que fazem a destinação ecológica de eletrodomésticos, muitas vezes, em parceria com cooperativas de reciclagem.

Por fim, lembre-se de fazer o descarte do lixo eletrônico e de equipamentos grandes de forma organizada. Se houver vidro, partes quebradas ou que podem provocar acidentes, embrulhe com papel ou papelão e sinalize, para ninguém se ferir.

Você sabe como fazer a limpeza e a manutenção correta da sua geladeira? Como utilizar os recursos e modos especiais de funcionamento? E como se livrar de maus odores? Leia mais aqui.

E para pesquisar promoções de geladeiras novas e outros eletrodomésticos, visite o Shoptime.

Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem vantagens exclusivas e permite acompanhar a sua entrega.

Shoptime
Mais do TechTudo