Wearables

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Reprodução/Google

O Google apresentou novos óculos smart que unem realidade aumentada e tradução em tempo real. Na prática, a tela integrada à lente consegue exibir o texto do que está sendo dito em outro idioma. Num vídeo de demonstração, a empresa mostra o equipamento em funcionamento durante uma conversa, em que ele traduz as falas do mandarim para o inglês de maneira simultânea.

O vídeo deixa claro que os óculos tradutores do Google são apenas protótipos. Deste modo, o nome oficial do produto ainda está indefinido, assim como as demais especificações da ficha técnica. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (11) durante a conferência Google I/O.

O novo produto é uma segunda tentativa da empresa para tentar emplacar óculos inteligentes. Vale lembrar que o Google Glass, de 2013, gerou grande expectativa nos usuários, mas foi um fracasso de vendas. O projeto foi abandonado dois anos depois de chegar ao mercado.

O modelo de nove anos atrás era desconfortável e utilizava um tipo de tecnologia que ainda estava em desenvolvimento. As informações eram exibidas numa pequena tela que poderia causar desconforto em algumas pessoas, principalmente quando tentavam ler as mensagens por algum tempo.

Desta vez, o Google teve o cuidado de não chamar este novo protótipo de Google Glass, provavelmente para desvincular o equipamento atual da experiência passada.

Google Glass não teve o volume de vendas esperado (Foto: Divulgação/Google) — Foto: TechTudo

Se os novos óculos cumprirem aquilo que o Google está prometendo, este tipo de situação deve ser resolvida com a tecnologia de realidade aumentada (AR), com as legendas sendo projetadas no ambiente onde a pessoa estiver, sem a restrição do espaço de um pequeno visor. Esta tecnologia está em franco desenvolvimento.

Com informações de Google

Confira no vídeo abaixo 7 truques e jogos escondidos no Google

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Mais do TechTudo