Publicidade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Instagram iniciou um teste que altera o modelo de visualização de Stories para as contas que publicam muitos conteúdos neste formato. Nos últimos dias, algumas histórias começaram a ser “escondidas” dos seguidores, que precisam habilitar manualmente a exibição das demais publicações feitas pelo perfil por meio do botão "Mostrar tudo", caso contrário, não assistirão aos posts. Ao TechTudo, o Instagram afirmou que a novidade consiste em um teste ainda em estágio inicial e que está sendo aplicado a um número restrito de usuários.

“Este recurso está em fase inicial de desenvolvimento e sendo testado com uma pequena porcentagem de pessoas na plataforma. No momento, não temos planos de lançamento para compartilhar, mas avisaremos sobre qualquer atualização”, afirmou um porta-voz da Meta.

Nova atualização do Instagram agora esconde Stories de quem posta muito; entenda — Foto: TechTudo

A mudança pode ser percebida no topo da tela durante a visualização de Stories dos amigos. Os tracinhos que sinalizam a quantidade de histórias publicadas são comprimidos e se resumem a apenas três itens, independentemente do número de histórias publicadas naquele perfil. Para assistir a todo o conteúdo, o seguidor deve tocar na opção “Mostrar tudo”, que revela os demais pontinhos e libera as histórias que estavam escondidas.

A alteração está sendo aplicada especialmente em perfis que publicam muitos Stories. Caso o usuário não ative a opção “Mostrar tudo”, o fluxo de visualização de histórias segue seu curso tradicional, exibindo automaticamente os posts da próxima pessoa da fila. Sendo assim, o usuário não assistirá às publicações que foram suprimidas do perfil anterior e “perderá” aquele conteúdo.

Esse modelo de visualização já era utilizado pelo Instagram em Stories patrocinados, onde o usuário deve optar deliberadamente por assistir à continuação do anúncio daquela marca. Agora, o mecanismo envolve publicações de pessoas comuns.

Instagram esconde Stories e usuário tem que ativar manualmente a visualização das demais publicações — Foto: Reprodução/Thássius Veloso

Mudança gera reclamações nas redes sociais

Nas redes sociais, há um grande número de reclamações acerca da novidade. Influenciadores e criadores de conteúdo, por exemplo, afirmam que a alteração pode afetar a quantidade de visualizações dos Stories e o engajamento dos seguidores, devido à ocultação das publicações para determinada parcela do público.

Usuários comuns também publicaram reclamações no Twitter, afirmando que a mudança prejudica a fluidez da experiência dos Stories, uma vez que é preciso usar mais toques para visualizar as histórias por completo. Confira alguns relatos.

Assista também: 5 tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

5 tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

5 tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

Mais do TechTudo