Redes sociais

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


O Instagram anunciou, nesta segunda-feira (9), que iniciará testes com o compartilhamento de NFTs em sua plataforma ainda nesta semana. A declaração foi feita pelo chefe da rede social, Adam Mosseri, e depois confirmada pelo próprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta. Os testes serão feitos com conteúdos de criadores selecionados dos Estados Unidos, que poderão compartilhar os tokens não-fungíveis no feed, nas mensagens privadas ou nos Stories, sejam eles autorais ou comprados. Inicialmente, apenas um pequeno grupo de usuários poderá acessar a novidade.

Ainda segundo o Instagram, a rede social não vai cobrar qualquer taxa por publicação ou compartilhamento de imagens NFT. Entretanto, nada foi comentado a respeito do valor sobre cada venda. No lançamento, as carteiras digitais compatíveis para movimentar os pagamentos serão Rainbow, MetaMask e Trust Wallet, mas há planos para adicionar Coinbase, Dapper e Phantom em breve. Quanto aos blockchains, a rede social oferecerá suporte a Ethereum e Polygon, com a promessa de adotar o suporte ao Solana e Flow posteriormente.

Instagram inicia testes com NFTs nesta semana; veja como vai funcionar — Foto: Claudio Schwarz/Unsplash

Esses “colecionáveis digitais”, de acordo com Mosseri, terão os seus detalhes exibidos de forma semelhante aos perfis. Ao clicar na tag de um token, os usuários terão acesso a uma série de informações, como o nome do criador da arte e do atual proprietário, sendo possível seguir essas pessoas. As imagens NFT também serão destacadas com um efeito visual de brilho.

Instagram vai testar NFT em sua plataforma nos Estados Unidos — Foto: Divulgação/Instagram

“No momento, existem várias maneiras diferentes de os criadores ganharem dinheiro, mas muitas delas são imprevisíveis e mudam rapidamente. Agora, achamos uma oportunidade realmente interessante para um subconjunto de criadores, o NFT”, comentou Mosseri em vídeo publicado em seu perfil do Twitter.

O chefe da rede social reconheceu ainda que o NFT é um tipo de negócio baseado na credibilidade e, por isso, a rede social optou por começar “pequeno”, para sentir como o público vai reagir à novidade, e “aprender com a comunidade”. Vale ressaltar que, por ora, o teste estará disponível apenas para um número selecionado de usuários. Depois do feedback da comunidade, o Instagram deve liberar a novidade para mais pessoas.

Detalhes do NFT mostram quem criou a obra e quem é o proprietário — Foto: Divulgação/Instagram

Logo depois do anúncio de Mosseri, Mark Zuckerberg anunciou em vídeo que o NFT também deve chegar ao Facebook em algum momento.

Com informações de TechCrunch e The Verge

Veja também: Quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

4 coisas que o Instagram sabe sobre você.

4 coisas que o Instagram sabe sobre você.

Mais do TechTudo