Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Jam.gg, anteriormente conhecido como Piepacker, é uma plataforma gratuita que oferece games retrôs e modernos para jogar no navegador de Internet. O serviço conta com mais de 100 clássicos como Metal Slug X, The King of Fighters ’98, Earthworm Jim 2, Glover, Windjammers, além de jogos próprios como Arséne Bomber. Há, ainda, promessas de games mais recentes para 2022, como Overcooked, Moving Out e Blazing Chrome. Por enquanto o Jam.gg funciona apenas no navegador Google Chrome, no PC e smartphones Android e iPhone (iOS).

É possível jogar games clássicos como Metal Slug X no Jam.gg — Foto: Divulgação/Steam

👉 Os jogos antigos eram mais criativos? Comente no Fórum TechTudo

Ao jogar os games no Jam.gg, usuários são colocados em salas, públicas ou privadas, onde podem receber amigos ou outros jogadores para assistir e jogar online. O serviço possui suporte para até oito pessoas na sala com chat por texto ou voz e moderação através da inteligência artificial Bodyguard, para manter o ambiente seguro. É possível utilizar joysticks compatíveis nos PCs e nos smartphones, mas um controle virtual de toque na tela é utilizado em todos os games. Há até mesmo suporte para câmera, porém nas salas públicas são permitidas apenas silhuetas e filtros de realidade aumentada.

Jam.gg traz uma grande seleção de jogos clássicos para usuários jogarem direto no navegador, tanto no PC quanto smartphone — Foto: Divulgação/Jam.gg

Quando a plataforma era conhecida como Piepacker, ela alcançou 500 mil usuários no Brasil em seu período de testes e hoje já conta com dois milhões de jogadores globalmente. Todos os games são disponibilizados de forma legalizada através de acordos com 26 desenvolvedores, como Atari, Team17 e SNK, além de parcerias diretas com estúdios independentes. Todos os emuladores usados são programas de código aberto pela licença GPL.

Uma função que será paga no site, mas encontra-se gratuita em fase de testes, é a "BYOG - Bring Your Own Game" (em português, "Traga Seu Próprio Jogo"). Neste modo, o usuário pode abrir uma sala com um arquivo ROM próprio de consoles como PlayStation One, Super Nintendo, Mega Drive, Master System, Nintendinho, GameBoy ou GameBoy Advance e jogar com seus amigos.

Overcooked é um dos games prometidos para a plataforma em 2022 — Foto: Divulgação/Ghost Town Games

Como jogar

Para começar a jogar, basta acessar o site oficial do Jam.gg (https://play.jam.gg/), criar uma conta no serviço ou entrar com o acesso do Facebook ou Google. Uma vez cadastrado, o usuário só precisa escolher um dos games oferecido pelo acervo e clicar para começar a jogar. Ao criar uma sala, o jogador pode determinar seu tipo de humor para encontrar usuários com o mesmo objetivo, como Social, Competitive (Competitivo), Discovery (Descoberta) ou Hermit (Eremita).

Mais do TechTudo