E-reader
Publicidade

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Divulgação/Amazon

Modelos mais antigos do Kindle não poderão mais acessar e comprar e-books na loja virtual da Amazon. De acordo com o site Good E-reader, usuários americanos que têm o Kindle de 2ª, 4ª e 5ª geração, bem como donos dos modelos Kindle DX e Kindle Keyboard, receberam um email da empresa informando que seus dispositivos não poderão mais adquirir livros virtuais a partir de agosto . Até o momento, a Amazon não confirmou oficialmente a medida. Também não há informações sobre o impacto no Brasil.

Vale dizer que o Kindle de 10ª geração é o mais atual do catálogo. O produto está à venda na Amazon por R$ 449. O aparelho possui luz embutida e promete bateria para até quatro semanas.

O Kindle DX é um dos dispositivos que fazem parte da lista de produtos que serão desabilitados para compras — Foto: Divulgação/Amazon

Com essa medida, os usuários poderão comprar novos livros somente pelo navegador web e enviar para o aparelho. Por outro lado, livros já comprados e armazenados não sofrerão nenhuma restrição.

As novas limitações também impedem que os usuários possam navegar pelo acervo da loja de e-books da Amazon ou emprestar seus volumes para outras pessoas. Até o momento, a companhia não confirmou o motivo desta medida.

O Kindle de 10ª geração é versão mais atual do e-reader da Amazon — Foto: (Foto: Reprodução/Lazar Gugleta)

Uma das razões pode ser a falta de atualização para os novos protocolos TLS, um padrão de segurança digital para navegação em rede. Como o hardware desses Kindles é mais antigo, a Amazon não conseguiria fazer um update satisfatório via firmware, optando simplesmente por impedir que eles naveguem na loja.

Nos Estados Unidos, a Amazon oferece um cupom de desconto num novo Kindle para os usuários dos modelos afetados, como uma forma de amenizar a frustração das pessoas.

Com informações de Android Police e Good E-Reader

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de maio de 2022.

Mais do TechTudo