Lançadores e buscadores

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O pianista brasileiro Manfredo Fest está sendo homenageado com um Doodle na página inicial do Google nesta sexta-feira (13). O músico, expoente do jazz e um dos responsáveis por popularizar a bossa nova, completaria 86 anos hoje. Ele era cego e aprendeu a ler partituras de música clássica por meio do braile. Além do piano, tocava teclado e saxofone, e chegou a fazer parte da banda de Sérgio Mendes. Manfredo Festa morreu em 1999, aos 63 anos.

O Doodle de Manfredo Fest é uma ilustração colorida do artista tocando seu piano, rodeado por outros instrumentos ligados à bossa nova e ao jazz, como violoncelo e sax, além de notas musicais e letras que formam a palavra “Google”. A figura pode ser vista apenas no Brasil, na versão web do buscador e também em celulares Android e iPhone (iOS).

Músico brasileiro Manfredo Fest é homenageado com Doodle do Google — Foto: Reprodução/Google

Quem foi Manfredo Fest

Manfredo Fest nasceu no dia 13 de maio de 1936, no Rio Grande do Sul. A influência da música veio aos cinco anos de idade, por meio do seu pai, imigrante alemão e presidente do departamento de música da Universidade de Porto Alegre. Manfredo era cego desde o nascimento, e aprendeu a ler música em braile. Durante a graduação em música, na Universidade do Rio Grande do Sul, desenvolveu o interesse pelo jazz.

O artista chegou a tocar em bares e clubes de São Paulo, até que participou do desenvolvimento da bossa nova no Brasil. Gravou seu primeiro disco em 1963, intitulado “Bossa Nova, Nova Bossa”, e um ano depois foi morar nos Estados Unidos, onde foi responsável por difundir o ritmo pelo país. Por lá, viajou com a banda do brasileiro Sérgio Mendes, acompanhando o músico como arranjador e tecladista.

Manfredo Fest lançou 19 discos ao longo da carreira, misturando jazz, bossa nova e outros ritmos brasileiros e americanos. Uma de suas composições, “Brazilian Dorian Dream”, lançada em 1976, é considerada um clássico do jazz e é tocada em todo o mundo até os dias de hoje.

Manfredo Fest morreu no dia 8 de outubro de 1999, aos 63 anos, em Tampa Bay, na Flórida, vítima de insuficiência hepática.

Com informações de Google

Assista também: Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Mais do TechTudo