Celular

Por Danilo Paulo de Oliveira, para o TechTudo

Divulgação/ BMW

Após quase um ano do anúncio do Car Key, tecnologia que possibilita que o iPhone e o Apple Watch destranquem carros por NFC, surgem indícios de que a Apple pretende integrar a comunicação entre esta tecnologia e um bafômetro. O objetivo seria evitar que motoristas alcoolizados assumissem a direção, diminuindo, assim, o número de acidentes de trânsito. A revelação veio à tona após a empresa solicitar um pedido de patente assim junto ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA (USPTO, na sigla em inglês).

De acordo com o documento, a tecnologia terá como base um banco de dados que pode conter informações sobre características naturais e físicas do usuário, como respiração, nível de amônia e níveis aceitáveis de álcool para dirigir. Ainda não há previsão de quando (ou se) a tecnologia irá chegar ao mercado.

Patente registrada pela Apple indica uso de bafômetro para desbloqueio de carro — Foto: Reprodução/Patently Apple

As imagens da patente revelam ainda a presença de uma interface que impõe restrições e critérios para o desbloqueio do carro. As ilustrações indicam que, caso o usuário tente remover alguma restrição na seção de credenciais seguras antes de um período de tempo pré-determinado, a pessoa deverá cumprir um ou mais critérios anteriores para que restrição seja desabilitada.

Esses critérios podem ser, por exemplo, nível de álcool no sangue abaixo do limite permitido. Além disso, a figura 6S na ilustração exibe uma notificação que orienta o usuário a soprar um bafômetro. Não há certeza ainda se o bafômetro seria de fato um recurso embutido no celular, um acessório vendido à parte ou um recurso do carro que pode se comunicar sem fio com o iPhone. Apesar disso, a patente indica fortemente a presença futura da tecnologia em um smartphone da empresa.

A Car Key pode destravar e dar partida no carro por meio da conexão NFC — Foto: Divulgação/Apple

Outras ilustrações falam em critérios de desbloqueio mais específicos. Um deles pede que o usuário complete desafios, que podem ser, por exemplo, a resolução de problemas matemáticos ou algum tipo de quebra-cabeça. Como de costume, a Apple não comentou sobre o caso.

Com informações de Patently Apple

Confira no vídeo abaixo como ativar o relatório de privacidade do iPhone

iOS 15.2: como ativar e usar o relatório de privacidade do iPhone

iOS 15.2: como ativar e usar o relatório de privacidade do iPhone

Mais do TechTudo