Robótica
Publicidade

Por Danilo Paulo de Oliveira, para o TechTudo

Divulgação/Dyson

A fabricante de eletrônicos Dyson revelou um protótipo de um robô que tem tudo para se tornar um grande aliado das tarefas domésticas. O projeto ainda é secreto, mas alguns vestígios de como ocorrerá a limpeza de residências foram apresentados nesta semana. O vídeo mostra o o braço do robô em funcionamento ao guardar louças e brinquedos de crianças. O modelo possui uma série de sensores que o tornam capazes de, por exemplo, mapear um sofá em 3D para aspirar a sujeira com mais eficiência.

Robôs da Dyson fazem tarefas domésticas como limpar o sofá — Foto: Divulgação/Dyson

Esses não são os primeiros robôs desenvolvidos pela empresa, já que em 2014 a fabricante anunciou o aspirador robô Dyson 360 Eye, que já era capaz de reconhecer o espaço ao seu redor para fazer a limpeza. De qualquer forma, os protótipos revelados no vídeo são bem mais complexos e permitem uma série de ações que atualmente não são possíveis com os robôs disponíveis no mercado.

A empresa destacou a presença de inteligência artificial (AI) nos protótipos. No vídeo, é possível ver a máquina em ação aspirando um sofá. O material ainda conta com trechos borrados, que a empresa optou por não tornar públicos por ora.

Confira abaixo o vídeo divulgado pela Dyson

O projeto foi apresentado numa feira de automação e robótica nos Estados Unidos. A Dyson está investindo pesado na área, a ponto de divulgar planos de contratar cerca de 700 profissionais, entre engenheiros e outros especialistas. A ideia é aumentar a capacidade de criação e desenvolvimento de produtos. A marca também está construindo o que promete ser o maior centro de pesquisa robótica do Reino Unido.

Com informações de The Verge

No vídeo abaixo, conheça invenções curiosas

Robô-coruja, cervejeira portátil e mais: veja invenções curiosas

Robô-coruja, cervejeira portátil e mais: veja invenções curiosas

Mais do TechTudo